Curta nossa página


Estatística macabra

100.477 mortos da Covid; número vai subindo mais

Publicado

Autor/Imagem:
Mário Camargo

O primeiro óbito foi em março. O último, ninguém pode estimar quando será. O certo é que são mais de 100 mil 477 vítimas fatais provocadas pelo novo coronavírus no Brasil. A triste estatística foi alcançada neste sábado, 8. O balanço do Conass divulgado no final da tarde indica que foram mais 905 óbitos nas últimas 24 horas; o número de contagiados passou de 3 milhões, com 50 mil infectados de sexta para sábado.

Os números poderiam ser bem menores se o presidente Jair Bolsonaro, irresponsável – como denunciam seus adversários -, levasse a doença e o seu combate a sério. Mas ele, lamentavelmente, preferiu subestimar a doença e fazer as vezes de garoto-propaganda da cloroquina, um remédio que pode servir para muita coisa, menos para manter vivos os pacientes da Covid.

Com novos casos se alastrando pelo interior, duas a cada três cidades brasileiras já perderam alguém para a Covid-19. Médicos e cientistas de diferentes regiões do País afirmam que para conter o avanço da doença, é preciso que as ações tenham como base o tripé identificação e monitoramento precoce dos casos; etiqueta respiratória e cuidados pessoais; isolamento social, ou até lockdown, principalmente nos locais com alta transmissão.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.