Exatos 399 deputados federais – de um total de 513 com assento na Câmara – vão tentar a reeleição em outubro próximo. É o que indica levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O número corresponde a 77% da atual bancada.
O Diap é um órgão formado por diversas entidades sindicais e que realiza estudos sobre o Congresso Nacional.
Conforme o Diap, 77 dos 513 deputados federais (15%) concorrem a outros cargos, como governador, senador ou deputado estadual. Do total, 37 não disputam nenhuma função pública – 7,2%.
Dos nove parlamentares de Alagoas, seis tentam reeleição e três disputam outras funções. No Amapá, sete dos oito deputados tentam a reeleição. Outro disputa o Senado.
Dos 70 deputados de São Paulo, mais de 50 tentam continuar no cargo. Dos 46 parlamentares do Rio de Janeiro, mais de 35 disputam a reeleição.
No Senado, dos 27 parlamentares em fim de mandato, dez tentarão a reeleição – 37% do total – veja a lista. Nesta eleição, só um terço das cadeiras do Senado será renovada.
Dos outros 17, 12 não concorrem a nada e cinco concorrem a outros cargos, como deputado federal, estadual e vice-governador.