CCBB exibe ‘ComCiência’, com obras realistas da australiana Patricia Piccinini
Publicado
emA exposição “ComCiência”, primeira individual da australiana Patricia Piccinini no Brasil, ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro desde sexta-feira (29). A artista decidiu criar duas novas obras para a temporada carioca.
“O imponente espaço da rotunda no CCBB demanda uma resposta dramática e espetacular do artista”, acredita Patricia. “O grande desafio para mim foi conceber uma obra adequada à escala do lugar e ao mesmo tempo à intimidade sugerida pelo restante da mostra”, pondera a artista.
Uma das novidades desta temporada carioca é a obra The Breathing Room. Em uma sala escura, o ‘quarto que respira’ se propõe a ser uma experiência imersiva e multissensorial, na qual o público será levado a se sentir como se estivesse dentro de um corpo que passa por uma reação emocional.
Para conseguir este efeito, a artista criou um ambiente totalmente integrado a partir de três diferentes estímulos: visual, pelas animações projetadas em três telões; auditiva, através do som correspondente a estas imagens, e tátil, derivada do movimento do piso, que balança acompanhando em sincronia as imagens e os sons emitidos. Ora lenta, ora acelerada, a respiração poderá ser vista, ouvida e sentida, envolvendo completamente o espectador.
As demais obras da exposição são compostas por seres ao mesmo tempo repulsivos e sedutores, concebidos pela artista em seu estúdio de Melbourne – que em muito se assemelha a um espaço de criação de efeitos especiais para o cinema, com seus ateliês de pele, unha ou cabelo – e que provocam uma imediata e paradoxal resposta do público.
Serviço
CCBB Rio de Janeiro
R. Primeiro de Março, 66 – Centro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: rotunda, 1º e 2º andares