Começa campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos no Rio de Janeiro
Publicado
emA partir desta segunda-feira (2) até dezembro, a Vigilância Sanitária irá visitar casas de comunidades de várias regiões para vacinar cães e gatos contra a raiva. A ação tem como objetivo antecipar a campanha de vacinação Rio sem Raiva de 2016 nesses locais e torná-la itinerante, fazendo um controle mais eficiente. A ação também evita que os moradores deixem de levar os animais, por não terem como se locomover.
Nesse período, técnicos do órgão vão visitar todas as residências de regiões previamente selecionadas, de acordo com a probabilidade de riscos. A vacinação itinerante vai acontecer nas comunidades de Cachamorra, Vargem Pequena, Serra de Bangu, Carapiá, Serra do Barata, Vargem Grande, Caju, Ilha de Guaratiba, Grota Funda, Grumari, Guandu do Sena, Barra de Guaratiba e Augusto de Vasconcelos.
Os vacinadores vão bater de porta em porta e vacinar todos os cães e gatos existentes nas residências, nos dias úteis.
Os meses de maio e junho ficarão exclusivos para atender as comunidades de Cachamorra, Vargem Pequena e Serra de Bangu; os meses de julho e agosto vão atender Carapiá, Serra do Barata e Vargem Grande; setembro e outubro ficam reservados para Caju, Ilha de Guaratiba, Grota Funda e Grumari; já os dois últimos meses do ano ficam para Guandu do Sena, Barra de Guaratiba e Augusto de Vasconcelos.
Outros pontos de vacinação
Além da ação itinerante nas comunidades, a Vigilância Sanitária também vai realizar vacinação de cães e gatos nos polos de castração da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, espalhados pela cidade, durante todo o mês de maio.
Nesta terça-feira (3), os técnicos de vacinação estarão nos pólos do Largo do Machado e de Bonsucesso. No dia 10 de maio, estarão na Praça Seca, Vicente de Carvalho e Engenho de Dentro. No dia 17, em Coelho Neto. Já no dia 24, os técnicos estarão nos pólos de castração de Campo Grande e Realengo. Os endereços desses locais podem ser consultados no site.
Os cães e gatos que serão vacinados nos pontos de castração deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.
Postos permanentes de vacinação
A Vigilância Sanitária também conta com dois postos permanentes de vacinação, que ficam no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Avenida Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, na Zona Norte, e no Instituto de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, na Zona Oeste.