Cautela marca clima de apuração na disputa presidencial no Peru
Publicado
emO ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski obtém 50,58% dos votos válidos contra 49,42% de sua rival Keiko Fujimori, com 36,1% das atas eleitorais emitidas no segundo turno das eleições presidenciais do Peru, realizadas neste domingo.
O chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe, na sigla em espanhol), Mariano Cucho, divulgou as primeiras informações sobre os votos emitidos no território peruano, à espera de incorporar amanhã os votos vindos do estrangeiro.
O cálculo rápido de 100% dos votos da empresa GfK deu a Kuczynski, do partido Peruanos Pelo Kambio (PPK), 50,8% dos votos, contra 49,2% de Keiko, de Força Popular, enquanto a Ipsos afirmou que o ex-ministro de Economia recebeu 50,5% e sua rival 49,5%.
Devido à margem de diferença entre ambos ser menor do que 2 pontos, as pesquisadoras assinalaram que não podem apontar um vencedor e pediram para se esperar até o cômputo oficial de 100% do Onpe.
Após conhecer os resultados extraoficiais, ambos os candidatos se mostraram cautelosos e otimistas.
Cerca de 23 milhões de peruanos foram convocados a votar em 77.307 mesas eleitorais espalhadas em 5.337 locais de votação, para escolher o sucessor do atual presidente, Ollanta Humala, para o período 2016-2021.