Brincar com eletricidade não é brincadeira, diz CEB. E alerta: tem gente que morre assim
Publicado
emA CEB Distribuição (CEB-D) estará nesta terça, 5, no Centro de Ensino Fundamental São José, em São Sebastião, para levar a campanha de segurança “Energia Elétrica não é Brincadeira”. O objetivo é incluir o público jovem no processo de socialização de informações de segurança com energia elétrica, tornando-os reeditores da campanha em suas comunidades.
A CEB-D realizará a campanha durante todo o mês de julho para orientar os moradores do Distrito Federal sobre os cuidados para evitar acidentes, principalmente com as redes de distribuição. Entre os alertas da campanha, estão os perigos de fazer gambiarras, montar andaimes e antenas próximas à rede elétrica, jogar e tentar retirar objetos na rede, utilizar postes como suporte para adereços, entre outros.
Apesar de o trabalho da CEB-D ser relacionado somente às redes de energia elétrica nas ruas, a campanha também chama a atenção para algumas situações dentro do ambiente doméstico em que a interação com a eletricidade pode ser perigosa para o consumidor.
A campanha está focada em todos os públicos. Quatrocentos mil folders foram produzidos para o público jovem e estão disponíveis nas Agências da CEB-D e postos de atendimento da CEB nos Na Hora. Mais de 170 mil já foram distribuídos, prioritariamente, para alunos do 5º ao 9º das escolas pública do DF.
Outro material da campanha são quatro vídeos, interpretados pela companhia brasiliense de teatro G7, que podem ser assistidos e compartilhados por pessoas de todas as idades. O G7 traz situações cotidianas que podem levar a acidentes graves e até fatais. No entanto, os temas são tratados de forma descontraída e sempre com uma lição importante.
Entre os anos de 2009 e 2016, a CEB Distribuição S.A (CEB-DIS) registrou 58 acidentes de pessoas com a rede elétrica no Distrito Federal que resultaram em 34 vítimas fatais. Em 2016, ocorreram dois acidentes, um fatal.