Silêncio. Tem gênio pensando e se preparando para torneio misto de xadrez na cidade
Publicado
emAdultos e crianças concentrados e em silêncio pensam em cada jogada em uma disputa de xadrez, neste fim de semana em um shopping da cidade.
O objetivo da competição é selecionar dois jogadores para campeonato brasiliense que será realizado em novembro deste ano.
A estudante Maryana Izabelle Ferreira de Leite, de 10 anos, disse que aprendeu com o pai a jogar xadrez, há três anos. “Meu pai começou a jogar. Achei interessante participar de competição”, disse.
O árbitro Hubo Ribeiro, 24 anos, explica que o xadrez trabalha habilidades e valores. “Entre as habilidades estão foco, concentração, memória, raciocínio lógico. Quanto aos valores, a gente aprende a persistir, lidar com a derrota e a ter gosto pelo estudo”, disse.
De acordo com Ribeiro, são realizados campeonatos como esse também em junho, agosto e setembro. De cada evento organizado pela Federação Brasiliense de Xadrez, são selecionados dois competidores que participarão, em novembro, do Campeonato Brasiliense Absoluto de Xadrez 2016.
No total, são selecionados oito competidores e outros dois são convidados para participar do evento em novembro.