Lada muda a cara para ficar mais jovem aos 50 anos e ganhar mercado com o X-Code
Publicado
emAinda sob o estigma “socialista” de simplicidade e durabilidade, a Lada tenta se reinventar no ano em que celebra seu 50º aniversário e mostra novas possibilidades com conceitos no Salão do Automóvel de Moscou.
O mais interessante deles é o conceito XCode, um crossover que poderia brigar com Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissa Kicks no Brasil. Segundo a fabricante, ele pode ser equipado com motor turbo e tração nas 4 rodas.
Como a Lada faz parte do grupo AvtoVAZ, que é controlado pela Renault-Nissan, o XCode pode ter a mesma plataforma do Duster, caso se torne realidade.
Já o Vesta Cross Concept é uma combinação do sedã já existente com um estilo “aventureiro”, marcado pela proteção na caixa de rodas e altura elevada – uma mistura inusitada que a Lada afirma ser a primeira no mundo.
“O aumento da demanda por versões ‘cross’, aliada à tradicional devoção russa ao status dos sedãs, pode promover o desenvolvimento de um carro realmente original”, afirmou a Lada em nota.
O mesmo sedã Vesta deu origem a um conceito de “perua” aventureira, enquanto o crossover X-Ray ganhou variações mais esportivas.