Mármore etc
Pedras naturais dão mais classe ao ambiente interno
Publicado
emGabi Oliveira, Edição
Em se tratando de revestimentos para casa, as pedras naturais são utilizadas desde sempre. Por isso, essa pode ser uma ótima opção para decorar o seu lar desde que as pedras sejam escolhidas e aplicadas de acordo com suas características.
As pedras naturais costumam deixar a decoração mais personalizada, tendo em vista os acabamentos diferenciados. Como as pedras naturais são extraídas da natureza, não há como controlar sua aparência. Portanto, não há uma pedra natural idêntica a outra, o que cria uma sensação ainda maior de exclusividade ao utilizar esse material na decoração da casa.
Para escolher a pedra natural certa para a decoração da sua casa é preciso ter em vista o ambiente em que ela será utilizada, se há grande circulação de pessoas e se ela precisa aguentar peso constantemente. Também vale a pena saber se a extração da pedra foi feita de maneira sustentável, para que sua decoração seja ecologicamente correta
Conheças as características das pedras naturais mais utilizadas na decoração para não errar na escolha do material mais apropriado para sua casa:
Mármore: é muito durável e resistente, mas extremamente porosa. Tende a absorver água e gordura com facilidade, o que pode causar manchas. Podem ser encontradas em uma grande variedade de cores e matizes, o que faz com que seja fácil combiná-las. Pode ser utilizada em ambientes internos, tanto no piso quanto nas paredes, principalmente nas áreas secas
Granito: muitas vezes utilizado para substituir o mármore, por ser menos poroso. Os granitos também são bem resistentes, oferecem alta durabilidade e podem ser usados em áreas internas e externas. Também oferecem uma boa variedade de cores e é bem resistente a riscos, por isso pode ser usado no piso e nas paredes.
Ardósia: com um preço bastante acessível, a ardósia já foi muito utilizada na decoração de ambientes. No entanto, quando molhada, essa pedra tende a ser muito escorregadia e manchar, o que não é muito seguro. Por isso, é mais utilizada como revestimento de parede. Para diminuir sua porosidade, basta selá-la com resina
Miracema: como é uma das pedras naturais mais resistentes do mercado e tende a oferecer um visual perfeito quando assentada corretamente, a Miracema passou a ser muito utilizada para a composição de pisos externos. Essa pedra pode suportar muito peso, resiste bem a choques mecânicos e ainda possui propriedades antiderrapantes.
Arenito: de aspecto bem rústico, o arenito confere um visual interessante tanto a paredes quanto pisos. No entanto, sua instalação é demorada e necessita de mão de obra especializada para ser feita Apesar de poder ser utilizada em ambientes internos, ela é mais vista em quintais e jardins.
Quartzito: de fácil manutenção e boa resistência, o quartzito possui características antiderrapantes que a tornam boa para ser utilizadas em pátios e no entorno de piscinas. Além disso, essa pedra natural absorve água sem perder a boa aparência e não propaga calor. Também pode ser utilizada na criação de mosaicos para parede