Esposa doente
Moro solta Mantega mas bloqueia 10 mi em contas
Publicado
emMarta Nobre, Edição
O juiz Sergio Moro mandou colocar Guido Mantega em liberdade, preso nas primeiras horas da manhã na Operação Arquivo X, nova fase da Lava Jato. Antes, porém, determinou o bloqueio das contas do ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma.
O bloqueio atinge valores depositados até o montante de R$ 10 milhões de Mantega e outros envolvidos nas investigações da Arquivo X, mas exclui os ganhos com salário.
Em despacho às 12h20 desta quinta-feira que determinou a soltura do ex-ministro, Moro afirmou que “sem embargo da gravidade dos fatos em apuração, noticiado que a prisão temporária foi efetivada na data de hoje quando o ex-ministro acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia. Tal fato era desconhecido da autoridade policial, Ministério Público Federal e deste Juízo.”
Sobre o bloqueio, Mora enfatizou que “não importa se tais valores, nas contas bancárias, foram misturados com valores de procedência lícita. O sequestro e confisco podem atingir tais ativos até o montante dos ganhos ilícitos. Considerando os valores da propina paga, resolvo decretar o bloqueio das contas dos investigados”.
Segundo as investigações da Lava Jato, em 2012, o então ministro teria atuado diretamente junto ao empresário Eike Batista, dono da empresa OSX que havia sido contratada pela Petrobras, para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partidos políticos aliados do governo.