Sem bolhas
Esses amados pés que nos levam aonde queremos
Publicado
emUm sapato desconfortável ou uma caminhada mais árdua podem causar bolhas bastante incômodas. Nesse caso, o ideal é apenas manter a região afetada limpa e, se possível, em repouso, evitando muito atrito com calçados.
Se você estoura a bolha para remover o líquido e aquela camada de pele, o risco de infecção aumenta e pode gerar até a necessidade de prescrição de medicamentos como antibióticos. O melhor é não estourar e esperar que o próprio organismo se responsabilize pela regeneração da área.
Em busca de um pé lisinho e macio, muitas pessoas optam por lixá-los frequentemente. Ao contrário, o que acontece é que o corpo rapidamente reage gerando uma pele ainda mais espessa na área que foi lixada. O mais indicado é adotar uma rotina de esfoliação e hidratação, realizando o procedimento pelo menos uma vez por semana.
Apesar de ser um conselho carinhoso da sua avó, não é verdade que ficar em contato com uma superfície fria seja a causa da “friagem” ou de gripes e resfriados. Doenças respiratórias são causadas por vírus e bactérias, e não pelo contato com uma temperatura mais baixa.
Além da caminhada constantemente desconfortável, sapatos apertados ou menores que os pés podem causar calosidades, bolhas, unhas encravadas e comprometimento da estrutura óssea. Inclusive, sapatos muito folgados também causam atrito com a pele, além de não permitirem caminhar com segurança. Portanto, certifique-se que seus pés estão bem acomodados e escolha um sapato confortável. Não insista naquele calçado achando que, com o uso, ele vai lacear. Isso nem sempre acontece e você pode se arrepender depois!
Engana-se quem pensa que esfoliação e hidratação são coisas de clínicas e salões de beleza, ou luxos relacionados à vaidade feminina. A hidratação (tanto a ingestão de água como o uso de cremes hidratantes) é fundamental para evitar rachaduras, calosidades, entre outros problemas. Há vários produtos no mercado específicos para cuidar da saúde dos pés. Uma curiosidade é que muitos deles são à base de ureia, substância muito reconhecida pelo seu alto poder de hidratação e regeneração!
A pele dos pés precisa ser cuidada como a de qualquer outra parte do corpo. O que normalmente acontece é que passamos protetor solar no rosto diariamente, mas não damos tanta atenção aos pés ? afinal, geralmente estamos calçando algum sapato. No entanto, esse hábito é fundamental para cuidar da pele dos pés e evitar que você seja vítima de insolação. Por isso, em casos de maior exposição ao sol, utilize protetor solar nos pés e evite bolhas, queimaduras mais graves ou descamação da pele. Apesar da correria do dia a dia, é importante manter uma rotina de cuidados para manter a saúde dos pés.