Terapias
De cristais a florais, sempre há um caminho a curar
Publicado
emTatiane de Paula
Muitas vezes para buscar resposta e soluções para diferentes problemas buscamos fazer terapia. Mas nem sempre é fácil se adaptar e achar uma terapia que tenha realmente a ver com a nossa personalidade ou que resposta e oriente aquilo que estamos buscando.
Existem diferentes tipos e modos de terapia, desde as convencionais alternativas. Dentre as terapias convencionais podemos destacar aquelas realizadas com o auxílio e acompanhamento de psicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas.
Nestas terapias, na maioria dos casos, o atendimento é realizado em clínicas e consultórios especializados. Este tipo de terapia tem valores, muitas vezes, pouco acessíveis e em alguns casos são realizados juntamente a um acompanhamento médico.
Mas existem também diversos outros tipos de terapia, muito mais alternativas, fáceis e acessíveis.
Terapias – Baseadas em diferentes estudos, técnicas e crenças, as terapias alternativas são muito utilizadas por quem busca solucionar os problemas, resolver situações pendentes e encontrar conforto emocional e espiritual.
Devido ao grande número de terapias alternativas encontradas por aí, às vezes, fica difícil encontrar qual se adequa melhor a sua necessidade, sua crença e seu perfil. Pensando nisso selecionamos cinco terapias alternativas que vão te ajudar a conquistar seus objetivos de maneira mais clara, fácil e positiva.
Cristaloterapia – Se você acredita no poder, na energia e na força das pedras está terapia é ideal para você!
A Cristaloterapia é caracterizada pelo uso terapêutico dos cristais. Utilizamos para efeitos de cura, os cristais podem ser utilizados em forma de acessórios ou como objetos de decoração.
O posicionamento das pedras são capazes de ativar os chacras do corpo humano.
Os cristais e outros tipos de pedra podem estar em brincos, pulseiras e colares.
Assim além da dar um toque especial ao visual você estará atraindo energias positivas e vibrações capazes de te ajudar a ter ainda mais saúde e bem-estar.
Algumas pedras que auxiliam na saúde e no bem-estar:
Boa saúde: turmalina negra e Hematita;
Autoestima: Quartzo Fumê e Citrino;
Positividade: Ônix;
Concentração: Fluorita;
Calma: Amazonita e Dolomita;
Equilíbrio: Ametista e Coral;
Sucesso: mbar, Cristal Rutilado e Pirita.
Musicoterapia – A musicoterapia utiliza-se da sinergia dos ritmos para atrair positividade e boas energias. Através de diferentes melodias a terapia é utilizada para prevenir, reabilitar e tratar diferentes tipos de doenças e perturbações.
A musicoterapia é uma importante técnica utilizada no auxílio à comunicação, aprendizado e expressão de pacientes com dificuldade de relacionamento. Indicada principalmente para pacientes com dificuldades motoras, autistas, com dificuldades emocionais, deficiências mentais e paralisias, a terapia é desenvolvida por equipes profissionais formadas por médicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
Recentemente a musicoterapia também tem sido utilizada no tratamento de dores crônicas e casos de estresse pós-traumático.
Florais de Bach – Utilizados principalmente para auxiliar no controle da ansiedade e de outras perturbações emocionais, os Florais de Bach são produzidos através de essências florais.
Criada pelo médico homeopata, bacteriologista e imunologista, Doutor Edward Bach, a terapia é utilizada desde os anos 30.
Capaz de diminuir e eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, cansaço, tristeza, indecisão, mágoas, medos e ansiedades, os florais são elaborados a partir de diferentes flores e plantas.
As essências de Bach podem ser encontradas diluídas ou presentes em diferentes produtos. Existem hoje empresas que integram a presença dos florais de Bach em chás e outros produtos naturais.
Os florais também podem ser encontrados, geralmente em farmácias de homeopatia, em forma de essência. Em ambos os tipos, o uso dos Florais de Bach devem ser feitos de acordo com a indicação de um terapeuta floral.
Conheça as 38 essências de Bach: Agrimony, Aspen, Beech, Centaury, Cerato, Cherry Plum, Chestnut Bud, Chicory, Clematis, Crab Apple, Elm, Gentian, Gorse, Heather, Holly, Honeysuckle, Hornbeam, Impatiens, Larch, Mimulus, Mustard, Oak, Olive, Pine, Red Chestnut, Rock Rose, Rock Water, Scleranthus, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut, Vervain, Vine, Walnut, Water Violet, White Chestnut, Wild Oat, Wild Rose, Willow.
Ayurveda – A Ayurveda é uma terapia de origem indiana que tem como principal objetivo alinhar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e a alma.
Utilizada como uma forma de medicina oficial na Índia, a Ayurveda foi criada a cerca de sete mil anos a terapia é considerada uma das mais antigas da humanidade. A palavra Ayurveda significa ciência da vida em sânscrito (Ayur: Vida e Veda: Ciência).
No Brasil a terapia é comumente praticada por psicólogos e fisioterapeutas.
Em sua prática a Ayurveda utiliza-se da meditação, nutrição, exercícios e massagens para tratar problemas como dependência química, alergias, crises de estresse, fadiga, depressão, bloqueios emocionais, fibromialgias e dores e complicações relacionadas aos músculos e à coluna.
A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya dos cinco elementos que formam o universo: éter, ar, fogo, água e terra.
Quiropraxia – A quiropraxia é utilizada principalmente no tratamento e prevenção de problemas relacionados aos sistema neuro-músculo-esquelético.
Através da aplicação de massagens, reeducação postural e exercícios físicos, a técnica promove um maior bem-estar e é capaz de solucionar incômodos e dores recorrentes.
Com o uso da quiropraxia muitos pacientes conseguem se livrar de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral. A técnica é muito utilizada no combate a dor na coluna, hérnia de disco, tensão muscular e problemas nas articulações.