Número 1
Trump vira o jogo e é eleito presidente americano
Publicado
emBartô Granja
O magnata republicano Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos após uma acirrada disputa com a ex-secretária de Defesa Hillary Clinton, representante dos democratas.
A vitória de Trump foi confirmada por volta das 5 horas desta quarta, 9, horário de Brasília. O resultado surpreendeu o mundo. Os mercados sentiram o choque e as bolsas desabaram na Europa e na Ásia.
Trump senta na cadeira mais alta dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro de 2017. Embora as pesquisas de intenção de voto indicassem o contrário, ele venceu Hillary Clinton conquistando ao menos 276 dos 538 votos do Colégio Eleitoral em contagem parcial. Hillary obteve 218 votos nessa contagem e, apesar de aparecer com pequena vantagem nas pesquisas de intenção de voto, perdeu Estados importantes, como a Flórida, Ohio e a Carolina do Norte.
A primeira manifestação pública internacional sobre a vitória partiu da líder da extrema direita na França, Marine Le Pen, que parabenizou Donald Trump antes mesmo da divulgação do resultado oficial.
“Parabéns ao novo presidente dos EUA Donald Trump e ao povo americano livre”, disse Le Pen, em sua conta oficial no Twitter.
Enquanto a maioria dos principais políticos franceses vinha criticando Trump durante a campanha eleitoral, o partido Frente Nacional, de Le Pen, apoiou publicamente o candidato republicano. O partido de extrema direita também apoiou a decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado “Brexit”), em junho, e defende um plebiscito similar na França.