Nova Nice?
Ataque com caminhão mata 9 e fere 50 em feira alemã
Publicado
emAo menos nove pessoas morreram após serem atingidas por um caminhão que invadiu uma feira natalina em Berlim, na Alemanha, nesta segunda-feira (19), de acordo com informações da polícia local. Na ação, 50 pessoas ficaram feridas, disse um porta-voz da polícia à agência France Presse.
O motorista tentou fugir do local após o incidente, mas foi preso; o passageiro do caminhão foi morto, segundo o jornal Bild. A polícia pede para que as pessoas não saiam de casa e o mercado natalino foi evacuado.
Nas palavras do prefeito de Berlim, Michael Müller (SPD), a situação está sob controle. “O que vemos aqui é dramático”, afirmou o chefe de governo, “Nossos pensamentos estão com as famílias”.
A mídia alemã, citando policiais, afirma que as primeiras indicações apontam para um ataque ao mercado, situado perto da elegante avenida Kurfuerstendamm e aos pés da igreja Kaiser Wilhelm, que foi mantida como uma ruína após a Segunda Guerra Mundial.
A diretora do portal “SITE”, que monitora as atividades dos extremistas na internet, Rita Katz, informou que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) tinha dado “instruções” para realizar ataques em mercados de Natal.
De acordo com o Berliner Zeitung, o veículo envolvido é um caminhão Scania de placa polonesa.
Imagens de televisão de Berlim mostraram um caminhão parado em meio aos escombros de pequenas barracas de madeira que compõem a feira “Christkindlmarkt”, uma das várias do tipo em Berlim nesta época do ano.
O incidente evocou lembranças ao atentado em Nice, na França. No dia 14 de julho, um caminhão avançou sobre a multidão que comemorava o feriado nacional francês da Tomada da Bastilha, matando 86 pessoas e ferindo quase uma centena de pedestres. Havia cerca de 30.000 pessoas no local.
Uma mulher que estava perto do mercado de Berlim assim que o caminhão se chocou contra a feira postou uma imagem do estrago e avisou os amigos e familiares que estava salva.