Uma saída
Prisão de ventre? Vá de água, frutas, legumes…
Publicado
emCarolina Paiva, Edição
A prisão de ventre é um incômodo muito comum que pode ocasionar inchaço, dores, mau humor e sensação de estufamento. Segundo uma pesquisa publicada na Biblioteca Virtual em Saúde, cerca de 20% da população mundial sofre com o problema.
Em alguns casos, a constipação intestinal pode significar problemas mais sérios de saúde, mas geralmente, está apenas associada a uma alimentação pobre em fibras alimentares. Existem algumas formas simples de melhorar o funcionamento do intestino e acabar com o intestino preguiçoso.
Mude a alimentação – Uma dieta rica em fibras ajuda a aumentar o bolo fecal e estimula e facilita a evacuação. O ideal é aumentar o consumo de frutas, especialmente as que podem ser consumidas com o bagaço, e cereais integrais. Os alimentos que ajudam a soltar o intestino são: feijão, kiwi, batata-doce, nozes, pão integral, frutas vermelhas, pera, brócolis e ameixa-preta. Verduras e hortaliças também são recomendadas por serem ricas em fibras.
Beba líquidos – Água e sucos naturais batidos com a semente são aliados do bom funcionamento intestinal pois evitam o ressecamento das fezes. A fibra insolúvel retém água, portanto, quem consome muitas fibras e esquece os líquidos corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso. Para evitar que isso aconteça, beba pelo menos dois litros de água no seu dia a dia
Pratique caminhada – A caminhada atua como uma espécie de massagem nos órgãos internos, estimulando o funcionamento intestinal. Caminhar meia hora diariamente e evitar ficar sentado logo após as refeições ajuda a estimular a digestão e a movimentação do bolo fecal.
Não espere a vontade passar – Embora a alimentação seja equilibrada, a distância do banheiro de casa impede o intestino de funcionar. Esse reflexo é psicológico e muito comum entre as mulheres. É perfeitamente contornável, desde que, aparecendo a vontade, não haja resistência. Se o reflexo do intestino não é respeitado, as fezes se acumulam. Enquanto isso, o intestino vai absorvendo a água contida nelas, dificultando a eliminação posterior e causando ressecamento.