Curta nossa página


SMESG tem cardápio especial para alunos com restrições

Publicado

Autor/Imagem:


A secretaria de Educação de São Gonçalo proporciona alimentação especial para alunos da rede municipal de ensino que têm restrições alimentares, como intolerância a lactose (dificuldade em assimilar o açúcar do leite), diabetes, nível de colesterol alto e hipertensão. Para oferecer uma alimentação de qualidade e atender as necessidades de todos os alunos na rede, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) aposta na elaboração de cardápios sob a orientação de nutricionistas.

Atualmente, o município oferta o kit diabetes para dezenas de alunos das 110 escolas municipais. Ele é composto por adoçante, achocolatado diet, gelatina diet, bolacha de água e sal e bananinha diet. De acordo com a nutricionista Pâmela Madeira Campos, as merendeiras são orientadas sobre o preparo e a maneira de servir os itens aos alunos.

“Oferecemos aos estudantes uma alimentação saudável e de qualidade, seguindo as recomendações médica. Além dos alunos com diabetes, também preparamos refeições especiais para os jovens e adultos com hipertensão e colesterol alto. Os pais devem nos ajudar a manter este cardápio diferenciado levando até as escolas os laudos médicos”, explicou a nutricionista.

No Ciep Municipalizado Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Colubandê, três dos 306 alunos da unidade têm cardápio especial. Na despensa da escola existe uma área reservada com alimentos próprios para estes estudantes. “Temos dois alunos com diabetes e um com nível alto de colesterol. Temos um cuidado todo especial na hora de servir a alimentação desses alunos”, informou a diretora na escola, Nilva Nazareth.

Mãe de aluno com diabetes, a recepcionista Rosa Angela Camargo, de 32 anos, respira aliviada ao saber que o filho recebe alimentação seguindo a orientação médica. “Vou trabalhar tranquila porque sei que meu filho está tendo todos os cuidados necessários para sua saúde. A cada seis meses, renovo o laudo médico dele e levo até a escola”, garante.

São oferecidas diariamente cerca de 50 mil refeições aos alunos da rede de ensino de São Gonçalo. Atualmente, o cardápio é formado por carne (bovina, suína, aves), hortifrutigranjeiros e gêneros básicos em geral (arroz, feijão, macarrão, óleo, etc.). Todos os produtos recebem inspeção de nutricionistas, que verificam embalagem, marca do produto, qualidade e data de fabricação e validade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.