Despedida do Japão
Zico é unânime onde dominam budismo e xintoísmo
Publicado
emJosé Escarlate
Duas religiões predominam no Japão. O budismo e o xintoísmo. Os japoneses são muito religiosos e cultuam as datas específicas.
Na viagem ao Japão compondo a comitiva de Siqueira Campos e FHC, visitamos o templo de Sensi-ji, o mais famoso, em Asakusa, passando pelo Kaminarimon, o portal do trovão.
No entorno, uma ruazinha que parecia um mafuá de subúrbio carioca. Barraquinhas de comida, artesanato e, claro, quinquilharias. Esse santuário mostra como religiões diferentes podem conviver em harmonia no mesmo lugar.
Tóquio possui a maior área metropolitana do mundo, abrigando 35 milhões de pessoas. Apesar disso, é uma cidade incrivelmente organizada e civilizada. Povo educado, que não critica por você estar andando devagar e, eles, com pressa.
A criminalidade e o vandalismo no Japão são dos menores do mundo. Os japoneses costumam dizer que o melhor de Tóquio é estar em Tóquio. Mas isso vale também para o Japão.
Na véspera do regresso, fomos convidados para a recepção que o primeiro-ministro japonês ofereceu ao presidente FHC, nos salões do New Otani. A colônia brasileira se fez presente, inclusive o craque Zico, Arthur Antunes Coimbra, uma dos maiores ídolos na terra do Sol Nascente.