Frutos do saber
Canto do grilo soa longe para salvar nosso Cerrado
Publicado
emNair Assad
Uma semente plantada em Brasília e fertilizada por gente de todo o Brasil, germinou com força. Fez brotar frutos do saber, que serão colhidos no dia 20 de abril. A árvore é o 1º Concurso Sustentabilidade no Cerrado Brasileiro, que atraiu para a sua sombra poetas, cronistas e contistas. O celeiro será o auditório corporativo da Terracap.
O momento, por si só, faz aflorar poesia. “Uma das formas de adjetivar discursos repetitivos, ditos pela mesma pessoa ou por várias, em diversos lugares, é que essa fala se assemelha à cantiga de grilo, pois não para, não dá descanso”, sintetiza Evandro Valentim de Melo, um dos organizadores do concurso literário.
É gente que pensa como ele – pessoas físicas e jurídicas – que se uniram para realizar o projeto. A principal estrela desse concurso literário é o Cerrado, que deve inspirar cada conto, crônica ou poema dos participantes.
A iniciativa é digna de aplausos. Afinal, muitos brasileiros desconhecem o quanto o Cerrado é importante. Melhor dizendo: que é fundamental para a manutenção da vida em nosso País. Basta lembrar que o bioma abriga nascentes de grandes bacias hídricas, que formam rios e beneficiam não só o Brasil, mas até outras nações próximas a nós. Não é à toa, que o Cerrado é conhecido como a caixa d’água do Brasil.
O chamamento a esse Concurso Sustentabilidade do Cerrado, na forma de palavras, seduziu 260 escritores profissionais e amadores em vinte e dois Estados, além do Distrito Federal.
Mas o canto do grilo não chegou só a esses mestres das letras. Para conseguir patrocínio ou apoio ao concurso, o estridular do grilo foi capaz de convencer estabelecimentos gastronômicos, cientes dos sabores exóticos que o Cerrado pode emprestar aos pratos; e atraiu escritores brasilienses autores de livros sobre o Cerrado, associações, e, como não poderia deixar de ser, uma empresa pública. No caso, a Terracap, que cuida das terras de Brasília e que está ao lado de todos os que se preocupam com a preservação de nosso belo bioma nativo.
A união ao redor do ideal de preservação do Cerrado e os esforços de todos os envolvidos permitiram que aquela sementinha miúda, que surgiu como intenção de organizar o concurso, germinasse, crescesse, florescesse e, finalmente, proporcionasse bons frutos.
Serviço
Premiação do I Concurso (literário) Sustentabilidade no Cerrado brasileiro
Data: 20/4/2017
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório corporativo da Terracap