Polícia 24h
Estelionatário preso, mulher resgatada, dupla em cana…
Publicado
emBartô Granja
As últimas 24 horas foram de vitórias dos mocinhos contra os bandidos. Os mocinhos, claro, representados por agentes da Polícia Civil. Já os bandidos… bem, bandido, é bandido. Não tem outra qualificação.
Foram muitos casos registrados, e desses, três ocorrências merecem destaque. Prisão de um dos maiores estelionatários da cidade; aborto de roubo de carro e sequestro de motorista; e, ainda, prisão de dupla por porte ilegal de armas.
Vamos aos casos:
Laécio, o estelionatário – No início da noite de segunda, 6, policiais da 3ª DP (Cruzeiro), após diversas diligências e campanas, prenderam Laécio da Costa Figueiredo. Havia contra o criminoso mandado de prisão preventiva, por prática do crime de estelionato.
Ele é considerado um dos maiores estelionatários do Distrito Federal. Recentemente, os golpes que Laécio praticou causaram prejuízos acima de 3 milhões de reais.
O criminoso abriu empresas de importação e exportação (American Import e África Consultoria em Negócios Internacionais) e ludibriou as vítimas dizendo que conseguia adquirir produtos estrangeiros por bons preços. Ele recebia o valor, sempre alto, e nunca entregava as mercadorias.
Laécio também alugava residências de alto valor, e após a falsificação das escriturasm vendia os imóveis para terceiros de boa-fé. Somente no Cruzeiro, ele conseguiu de um imóvel o valor de R$ 940.000,00 e outro na Asa Sul, no valor de R$ 900.000,00.
O bandido, que deve passar um bom período atrás das grades, responde a 10 Inquéritos Policias, sendo nove pelo crime de estelionato e um por coação no curso do processo, e mais dois Termos Circunstanciados por ameaças.
Roubo e sequestro – Na mesma noite de segunda-feira, o agente de polícia civil Wanderson Henrique Couto Nascimento, 29 anos, lotado na 4ª DP, prendeu no Pólo JK, próximo a Santa Maria, dois adolescentes que tinham acabado de roubar um carro VW/Golf e estavam com a vítima rendida dentro do veículo.
O policial voltava pra casa, por volta das 21h, quando viu o carro parado numa estrada escura, com um rapaz que aparentava ser menor de idade. Achando a situação estranha, o policial abordou o jovem. Foi quando ele notou a presença de duas pessoas no veículo.
De arma em punho, Wanderson deu ordem para que descessem do carro. Nesse momento, os criminosos jogaram no matagal um revólver calibre .38 e um simulacro de arma de fogo.
A mulher, de 35 anos, desceu do carro chorando e contou que tinha rendida na QC 01 em Santa Maria, em frente ao BRB. A vítima explicou ao policial que o carro dela deu pane e que os criminosos já tinham ligado para os comparsas o resgatarem.
Pouco tempo depois, os comparsas chegaram ao local e tentaram atropelar o agente de polícia, que reagiu com dois disparos. Os bandidos, então, fugiram. Dez minutos depois, chegou apoio policial e os adolescentes, apreendidos, foram conduzidos para a Delegacia da Criança e Adolescente, onde foi registrado o flagrante. A arma e o simulacro foram apreendidos.
Armas e munições – Já na madrugada desta terça, 7, a A Operação Ressaca, realizada pela 19ª DP, resultou na prisão de dois homens em Ceilândia, por porte ilegal de arma de fogo. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva quando encontraram um revólver 38, uma pistola 380 e munições.
Foram presos Francinaldo Pereira de Lima, 36 anos, e Bruno Gonçalves de Assis, 22.
Francinaldo tem passagens por porte ilegal de arma e lesão corporal. Bruno tem passagens por roubo e inclusive está envolvido em um roubo a uma equipe de escolta armada no Sol Nascente, no dia em 16 de fevereiro. Os presos foram recolhidos ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada.