Curta nossa página


Civic vs Lounge

Veja a comparação do câmbio manual e escolha o melhor

Publicado

Autor/Imagem:


José Antônio Leme

Com a proliferação e melhoria na qualidade dos câmbios automáticos, os sistemas manuais praticamente deixaram de ser oferecidos no segmento de sedãs médios. Agora, estão restritos às versões de entrada de alguns modelos, para cativar o cliente que quer economizar ou que associa esse tipo de transmissão à direção esportiva. Entre os sedãs com opção manual estão o Honda Civic e o Citroën C4 Lounge, que protagonizam este comparativo.

O Civic Sport tem preço sugerido de R$ 87.900 e o C4 Lounge Origine, de R$ 75.590. Apesar do preço mais alto, o Honda levou a melhor por ser superior em todos os demais quesitos, com exceção do motor.

De série, ambos trazem controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa, volante com ajuste de altura e profundidade e controlador de velocidade de cruzeiro. A mais, o Civic vem com ar-condicionado digital, central multimídia, freio de estacionamento elétrico e câmera na traseira, itens que só são oferecidos nas versões mais caras do C4. Além disso, o Honda tem seis air bags – no Citroën há dois.

No visual, as linhas modernas e alongadas do Civic chamam muito mais a atenção que os traços conservadores do rival. O C4 Lounge é bonito, mas não tem ousadia na estética.

O mesmo ocorre na cabine. O Honda traz volante revestido de couro, modernidade no desenho de painel de instrumentos, mais porta-objetos e iluminação branca. No C4, faltam áreas para acomodar objetos e o acabamento deixa a desejar. A luz laranja de iluminação dos botões – inclusive os do rádio – lembra itens dos anos 90.

O espaço a bordo é semelhante nos dois carros, cujas cabines acomodam bem quatro adultos, com boa amplitude para cabeça e pernas. Em ambos, falta conforto ao quinto ocupante.
A posição de guiar é outra vantagem do Civic. O ajuste de altura é capaz de elevar ou rebaixar o assento por completo. No Citroën, o motorista consegue apenas inclinar a parte traseira do assento, o que resulta em uma posição incômoda.

Como no Honda o encosto é mais envolvente, o banco segura melhor os corpos dos ocupantes da frente em curvas, por exemplo – ao contrário do C4, no qual o encosto é plano. Além disso, o volante do Honda oferece melhor empunhadura que o do Citroën.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.