Curta nossa página


Um avanço

Argentina aprova uso da maconha para fins medicinais

Publicado

Autor/Imagem:


O Senado da Argentina aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei para que o Estado garanta o acesso à maconha para fins terapêuticos, considerado um passo adiante para pessoas com distintas doenças que lutam para que no futuro se permita o cultivo pessoal da erva no país.

A iniciativa, que estabelece um marco regulatório para o uso médico e científico da cannabis e de seus derivados, foi aprovada por unanimidade pelos 58 senadores presentes. Desde novembro a Câmara dos Deputados já a havia aprovado.

A norma aprovada cria um programa para o estudo do uso medicinal da maconha e seus derivados no Ministério da Saúde, que deverá “garantir o acesso gratuito do azeite de cânhamo e demais derivados” da planta para todos aqueles pacientes que se incorporem à pesquisa. As patologias contempladas no programa serão fixadas na regulamentação da norma.

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica permitirá a importação do azeite de cannabis e de seus derivados até que o Estado esteja em condições de produzi-lo. Além disso, haverá a produção desse azeite por meio da Agência Nacional de Laboratórios Públicos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.