Aliados anunciam saída de Pitiman; ele nega e diz que procura fôlego
Publicado
emO sonho do deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) de encabeçar uma chapa para o Palácio do Buriti não vai se realizar. Sem apoio nenhum, nem dentro do próprio partido, o parlamentar decidiu ceder. É o que revelam fontes ligadas aos tucanos. Nos últimos dias, ele e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) têm conversado para definir o candidato maior da possível aliança.
Com a desistência, é provável que Pitiman saia como vice de Rollemberg. Decisão tomada, uma comissão irá ao encontro do presidenciável Aécio Neves (PSDB) para propor a ideia. Segundo fontes, o Pitiman reconheceu o isolamento dentro do ninho tucano.
Enquanto tentava cacifar sua candidatura para o Buriti, Pitiman sofria pressão para desistir da ideia. O deputado federal Izalci Lucas era o principal e talvez o mais ferrenho opositor ao projeto dentro do PSDB. Queria ele ser o cabeça de chapa, principalmente por ser mais experiente.
Neste fim de semana tem a convenção nacional do PSDB em São Paulo. E é lá que esses projetos devem tomar contornos mais reais e definidos. Izalci Lucas disse que não ficou sabendo da desistência de Pitiman. No entanto, afirmou que há várias conversas, mas que só a partir de amanhã o caminho tucano será pavimentado.
Sobre a possibilidade dos tucanos terem alguém para subir no palanque junto com a pré-candidata ao Buriti, Eliana Pedrosa (PPS), Izalci disse que essa é a chance mais remota. “Estou indo lá justamente para resolver essas questões”, disse o parlamentar, já no aeroporto para a viagem à convenção.
Já em São Paulo, Pitiman, por telefone, negou veementemente sua desistência. Disse que Aécio terá palanque no DF e será ele a caminhar junto com o presidenciável nas ruas de Brasília. Confirmou conversas com Rollemberg (PSB) e Reguffe (PDT). Disse que caso o pessebista não o apoie, cada um irá fazer sua campanha. Pitiman ressaltou que ele e Izalci estão no mesmo propósito, apesar deste não demonstrar.
Elson Santos