Enem
Método e técnicas de estudo ajudam na hora das provas
Publicado
emCarolina Paiva, Edição
O objetivo inicial do Exame Nacional do Ensino Médio desenvolvido pelo MEC, era avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. Com o passar dos anos e a criação de diversos programas sociais do Governo, atualmente a nota da prova do Enem também se atribui a outras finalidades.
O resultado do Enem pode ser usado como primeiro passo para ingresso em universidades públicas ou privadas. Os candidatos podem utilizar suas notas nos programas Prouni, Fies e SISU. O Prouni um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais ou parciais nas universidades privadas. Já o SISU garante ingresso nas Universidades públicas do país.
Entre as mudanças anunciadas: o resultado do Enem não servirá mais como certificado de conclusão do Ensino Médio. As provas que eram realizadas no sábado e domingo, conforme novo edital, acontecerão em dois domingos seguidos, este ano no dia 5 e 12 de novembro. O valor da inscrição passa de R$ 68 para R$ 82.
O caderno de questões passa a ter o nome e número de inscrição do participante, por motivo de segurança. Além disso, participantes com deficiência ou necessidade especial terão recursos especiais para realização das provas.
Nesta edição a ordem das provas também mudou. A redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro dia, junto com as questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O tempo de prova continuará sendo o mesmo, no primeiro dia os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para concluírem todas as questões de múltipla escolha mais a elaboração da redação. No segundo dia os candidatos vão ter 4 horas e 30 minutos para concluir a prova de ciências da natureza e matemática.