Curta nossa página


Endividados

Educação financeira ajuda a afrouxar a corda no pescoço

Publicado

Autor/Imagem:


Nair Assad, Edição

O brasileiro já está acostumado com a inflação e os altos preços que diariamente fazem com que o orçamento doméstico fique cada vez maior e faça com que muitas famílias repensem seus gastos, sem contar com o forte endividamento que grande parte da população se encontra. A educação financeira ajudaria muitos a tomarem melhores decisões em um momento como vivemos atualmente no Brasil, mas esse assunto ainda está distante de ser prioridade por aqui.

Uma pesquisa recente sobre conceitos financeiros, em 30 países, incluindo o Brasil, revela a dificuldade do brasileiro quando o assunto é finanças, o índice das respostas corretas para as perguntas sobre o tema foi de 58%, bem abaixo da média, de 78%.

Esses dados são do levantamento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mede a competência da população adulta quando o tema é educação financeira. Foram levados em consideração conceitos divididos em 3 pilares, conhecimento, comportamento e atitude, em todos o Brasil teve baixo desempenho, ficando na 27ª posição, na colocação geral, à frente apenas de Croácia, Bielorrússia e Polônia. A França ficou com a liderança neste levantamento.

E engana-se quem acha que entrar em uma dívida para pagar outra é uma solução. Isso pode é aumentar os problemas financeiros familiares e pessoais. O especialista em Educação Financeira Uesley Lima acredita que uma atitude tomada pode mudar uma história, para melhor ou pior. Por isso, ele dedica grande parte de seu tempo organizando conteúdos sobre finanças, a fim de que o maior número de pessoas conheçam opções para fazer investimentos, bem como evitar o endividamento.

Para os endividados, Lima dá um conselho: “Para ter dinheiro no futuro, é preciso focar no presente, na capacidade de economia atual. Essa é uma forma de planejar. Planeje-se e cumpra suas metas, ficando livre das dívidas”, sugere. “Aprenda a fazer economias mensalmente. Se você quer ganhar dinheiro, arregace as mangas e comece a poupar. Não tem segredo! Mesmo que tenha capital relativamente alto, você pode não ficar livre das dívidas se não houver poupança”, conclui.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.