Bem-vindo
República de Curitiba espera Lula ‘de grades abertas’
Publicado
emMarta Nobre, Edição
O clima está esquentando na capital paranaense a cinco dias do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro. Mais de 30 outdoors contra a maior estrela do PT foram espalhados por Curitiba, onde se lê, em letras garrafais, que a cidade está “de grades abertas” para receber Lula.
Inicialmente marcado para o dia 3 de maio, o interrogatório de Lula foi remarcado para a próxima quarta-feira (10) a pedido da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, preocupada com o esquema de segurança da audiência e a proximidade ao feriado de 1º de maio.
Militantes do PT e de movimentos sociais ligados ao partido preparam caravanas até a capital paranaense no dia do depoimento, assim como grupos anti-PT.
Integrantes do PT repudiaram as mensagens espalhadas pela cidade. Para o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), as imagens podem contribuir para esquentar o clima para o depoimento do ex-presidente. Segundo o parlamentar, os outdoors são “um absurdo”.
— Fico muito preocupado com o que pode acontecer na rua na quarta-feira. É injúria, afirmou.
Na quinta-feira, a Secretaria de Segurança do Estado do Paraná (Sesp) decidiu que o prédio da Justiça Federal, em Curitiba, onde o juiz Sergio Moro vai ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 10, não terá expediente no dia do depoimento.
Um perímetro de segurança de 150 metros irá isolar o entorno do imóvel, a cargo da vigilância da Polícia Federal e da Polícia Militar. A preocupação das autoridades é garantir a segurança de Lula, Moro, advogados e servidores federais e impedir que ocorra um tumulto de manifestantes pró e contra o petista.