Hora da escolha
Comprar ou alugar um imóvel vai além de uma boa olhada
Publicado
emCarolina Paiva, Edição
Escolher uma profissão, casar, ter filhos, mudar de emprego, comprar ou alugar uma casa? Todas essas decisões são difíceis de serem tomadas. Mas para ajudar na tarefa de escolher um novo lar, a internet pode ser uma boa aliada. Porém, é importante que o consumidor tenha à disposição informações que vão além do bom e velho descritivo técnico do imóvel.
Nessas horas uma boa opção é fazer uma busca nas plataformas virtuais, reunindo informações necessárias para que comprador ou locatário possam tomar decisões baseadas não só no imóvel, mas também no ambiente no qual ele está inserido.
“Como muitas vezes os imóveis possuem características similares, o que pode fazer uma grande diferença entre escolher entre esta ou aquela casa é o bairro onde ela está localizada e o que ele oferece”, explica Igor Pereira, empresário do setor.
– Uma família pode optar por uma casa grande e aconchegante, mas que está em uma região sem boas escolas e opções de lazer; um casal pode escolher um apartamento já mobiliado, porém muito longe do trabalho e sem opções de transporte por perto. Nesse contexto, o entorno do imóvel acaba se tornando um fator tão importante quanto a estrutura física, afirma.
O diferencial dessas plataformas é exatamente esse – trazer referências importantes sobre infraestrutura e perfil do bairro por meio de dados oficiais do IBGE, Ministério da Educação, Mapas e Street View do Google, entre outros. Todas estas fontes de informação priorizam a experiência do usuário, mantém o cliente como o centro da decisão e permitem que a plataforma ofereça dados essenciais.
Pode-se obter informações completas sobre o imóvel e condomínio, além de detalhes sobre toda a infraestrutura de serviços essenciais do bairro, como bancos, hospitais, escolas, transporte, restaurantes, shoppings etc; perfil demográfico do entorno: composição familiar, média de idade, renda média; ranking de escolas (com base na nota média do Enem) e universidades (com base na nota do INEP-MEC); comparativo do preço do imóvel x média de preço do bairro; e, finalmente, histórico de valorização do preço do m² no bairro