Mossul
Exército revela estar perto de expulsar o Estado Islâmico
Publicado
emComandantes do Exército iraquiano afirmaram neste sábado que suas forças estão “a dezenas de metros” de derrotar completamente o grupo extremista Estado Islâmico e retomar o controle completo sobre Mossul.
A declaração foi dada um dia após um grande contra-ataque por parte do grupo terrorista. Segundo o Comando Conjunto de Operações, “nossas unidades continuam o avanço e não há muito a conquistar”.
Autoridades iraquianas fizeram pronunciamentos similares ao longo desta semana, à medida em que as tropas encurralavam as milícias do EI para dentro da cidade antiga, ao longo do Rio Tigre. No entanto, o progresso das tropas desacelerou nos últimos dias.
As milícias mantém controle sobre menos de um quilômetro quadrado de território, mas utilizam civis como escudos humanos, o que torna praticamente impossível o bombardeio aéreo.
A operação para retomar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque. Iniciou em outubro do ano passado. A cidade antiga se mostrou o ponto mais difícil dessa tarefa, uma vez que dificulta o avanço em meio a um denso povoamento e vias estreitas.