Curta nossa página


Mundial

Céu de Brasília fica movimentado com evento de voo livre

Publicado

Autor/Imagem:


Marcus Castro, Edição

Até o dia 19 agosto, o céu da Capital Federal estará mais colorido e movimentado. 142 pilotos de 29 países estarão voando no Campeonato Mundial de Asa Delta, os voos ocorrerão entre Formoso (GO) e o Distrito Federal.

Um dos favoritos na competição é o atual campeão mundial, o italiano Christian Ciech, vencedor no Valle de Bravo, no México, em 2015. No Brasil, há pilotos como: Andre Wolf, David Brito Filho e Nene Rotor, estão entre o top 10, além de outros integrantes da seleção, A e B, que também prometem dar trabalho. “Vamos receber no Brasil os melhores pilotos do mundo nesta 21ª edição do Campeonato Mundial de Asa Delta. As disputas, tanto pelo título individual quanto pelo de equipes, serão disputadíssimas”, analisa Dioclécio Rosendo, vice-presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).

Enquanto Brasília e os municípios vizinhos receberão as aterrissagens, a cidade de Formosa, em Goiás, terá as decolagens no Vale do Paranã. Localizada a 92 km da Capital Federal, a cidade goiana conta com uma rampa a cerca de 1.000 metros de altitude e, por possuir clima seco e vento constante, atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte.

A baixa umidade e a falta de chuvas nesta época do ano são o grande atrativo para os praticantes do esporte. Conhecida mundialmente como a “Havaí do Voo Livre”, Brasília é um dos locais ideais para a prática de voos livres no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

Não é de hoje que a cidade é tida como um local perfeito pelos pilotos. Desde 1984, o DF recebe anualmente o Campeonato Brasileiro de Asa Delta. Em 2016, Brasília recebeu o pré-mundial e agora recebe, pela segunda vez, o mundial da modalidade.

Países confirmados – Serão 29 países representados no Mundial de Voo Livre de Brasília, com as maiores delegações sendo as do Japão (13 pilotos), Brasil (12) e Estados Unidos (10). Os demais países confirmados são: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

Brasil no Mundial – O Brasil já foi sede do Campeonato Mundial em duas ocasiões, além de ter vencido uma vez por equipes e ter um campeão mundial
no individual. O primeiro atleta a colocar o País no lugar mais alto do pódio da competição foi Pepê Lopes, no ano de 1981, em Beppu (Japão). Dez
anos depois, Governador Valadares (MG) sediou pela primeira vez uma edição brasileira e os destaques vieram com a segunda colocação de Pepê Lopes, o
terceiro lugar de Paulo Coelho e o vice-campeonato da seleção nacional.

Serviço:
Campeonato Mundial de Asa Delta
Data: 6 a 19 de agosto
QG da Organização: Museu Nacional, Brasília (DF)
Local dos voos: Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)

Programação:
Inscrições e registros: Dias 6 e 7/08 das 8h às 17h no QG
Cerimônia de abertura: Dia 6/08 às 17h na Esplanada – Museu Nacional da
República
Briefing obrigatório: Dia 7/08 às 19h30 no Auditório do Museu Nacional da
Republica
Reunião com os líderes de equipes: Dia 7/08 às 20h30 no QG
Dia oficial de treinos: Dia 8/08
Competição: Entre 9 a 18/08
Premiação e cerimônia de encerramento: 19/08 às 10h no QG

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.