Cuidado com os gatos
Solidez da construção garante imóvel para o resto da vida
Publicado
emCarolina Paiva
Na hora de comprar um imóvel, leve em consideração a qualidade dos produtos utilizados para evitar pagar por um gato pensando estar adquirindo uma lebre. A Construtora PaulOOctavio, por exemplo, só utiliza matérias primas de primeira linha na construção dos seus empreendimentos, tanto residenciais quanto comerciais.
Na Central de Produção e Pesquisa (CPP) da empresa, são produzidos blocos de concreto, fôrmas de madeira e o corte e a dobra dos aços. Mais de 60 profissionais trabalham lá para fornecer materiais para os canteiros de obras, garantindo qualidade e descendo o desperdício a quase zero.
Os blocos de concretos da construtora foram desenvolvidos após a percepção de que os vendidos pelo comércio não eram tão resistentes. Então, a equipe da central realizou testes e conseguiu que os blocos produzidos na CPP fossem 30% mais resistentes.
Eles passam por ensaios laboratoriais que verificam a qualidade e a resistência. Além disso, a produção própria permitiu que houvesse um reaproveitamento dos blocos quebrados, reduzindo assim o desperdício. Por mês, são fabricados cerca de 100 mil blocos, que têm 9, 12, 14 e 19 cm de espessura.
A preocupação com o meio ambiente está presente também nos canteiros de obras da empresa, e por isso as fôrmas de madeira são feitas com madeira de reflorestamento. Depois de usadas, elas passam por um processo de reciclagem, para serem reaproveitadas.
A produção é feita na CPP e com isso elas já saem prontas paras as obras, o que minimiza o desperdício e a sujeira. Os pedaços de madeira que eventualmente sobram, são encaminhados para cooperativas.
Na CPP também é feito todo o corte e a dobra das estruturas metálicas dos empreendimentos. A equipe responsável consegue manejar até 250 toneladas de aço por mês. Esse procedimento é feito pela PaulOOctavio para que não se perca material e haja aproveitamento dos pedaços na confecção de outras peças. A medida também possibilita o rápido atendimento, quando é feita alguma mudança no projeto.