Curta nossa página


Nigéria

Unicef denuncia número de crianças usadas como bomba

Publicado

Autor/Imagem:


Pedro Nascimento, Edição

Pelo menos 83 crianças foram usadas como “bombas humanas” este ano no nordeste da Nigéria, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em nota publicada esta terça-feira (22), em Genebra, a agência revela que o uso de menores pelo grupo terrorista Boko Haram subiu quatro vezes em 2017 em comparação com o total do ano passado.

A nota revela que o uso de crianças para esse tipo de explosão é “uma atrocidade e que estas são, acima de tudo, vítimas, e não responsáveis pelo crime”. O Unicef oferece apoio psicossocial às crianças raptadas pelos rebeldes e atua junto das comunidades para facilitar que as vítimas sejam aceites no seu retorno.

As meninas compõem dois terços do total das crianças que se fizeram explodir este ano, em comparação as 19 de 2016. São 55 crianças de sexo feminino, na maioria das vezes menores de 15 anos. Os menores usados incluem 17 meninos e até um bebê que estava amarrado a uma criança.

O conflito causado pelo Boko Haram já deslocou 1,7 milhões de pessoas, sendo 85% somente no estado de Borno. O grupo terrorista atua principalmente no nordeste da Nigéria e em países vizinhos, como o Camarões e o Chade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.