Curta nossa página


Nome no SPC

CEB negocia contas atrasadas para evitar cortar a luz

Publicado

Autor/Imagem:


Carolina Paiva

Se você está entre milhares de brasilienses que andam esquecendo de pagar a conta de luz, é bom dar um jeito. Ou paga ou tem a energia cortada. Mas, para não chegar a esse extremo, a CEB decidiu parcelar velhas contas. O Programa de Negociação de Débitos (Proluz) começa nesta segunda, 11. E se apresenta como uma oportunidade para que os consumidores parcelem suas dívidas em condições diferenciadas.

Apenas contas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2016 são passíveis de parcelamento pelo programa. O saldo devedor pode ser dividido em até 60 vezes — com avalista — e entrada mínima de 10%.

Se for sem avalista, o prazo é de até 36 parcelas com entrada mínima de 30% do valor da dívida. Em ambos os casos haverá isenção de juros e de multa. Apenas incidirá a taxa de financiamento de acordo com a quantidade de parcelas negociadas.

Outro requisito para aderir ao Proluz é que o cliente deve estar em dia com as contas de energia de 2017. Caso haja dívida neste ano, há possibilidade de parcelamento, mas dentro das condições normais oferecidas pela CEB: em até 12 vezes com juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre o total do saldo devedor.

A CEB Distribuição assinou novo contrato com o Serasa para dar mais celeridade aos processos de cobrança. A partir deste mês de setembro, clientes com mais de 15 dias de atraso na fatura de energia podem ter o nome negativado.

A ação tem por objetivo reduzir a inadimplência com a distribuidora de energia. Cerca de 10% dos consumidores atrasam o pagamento da conta de luz por até 60 dias. A negativação abrangerá pessoas físicas e jurídicas.

Clientes nessa situação começarão a ser comunicados pelo Serasa da possibilidade de ter o nome incluso no cadastro nacional de devedores a partir de segunda (11).

Hoje, a CEB já informa, na própria fatura, sobre a possibilidade de negativação quando há débitos em aberto.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.