Marca histórica
Notibras, 10 milhões de IPs, com coragem de falar para o mundo
Publicado
emKleber Ferriche
Há 18 anos, quando a imprensa ainda suspirava offset e as rotativas despejavam milhares de jornais impressos nas bancas, Notibras nascia como o primeiro portal de notícias produzido a partir de Brasília. Começou a aparecer com independência, imparcialidade, coragem e senso crítico do Distrito Federal para o Brasil e para o mundo.
Vivia-se o tempo em que os aparelhos celulares eram restritos aos que podiam pagar em dólares por eles.
Quase duas décadas depois, Notibras atingiu, apenas nos primeiros nove meses de 2017, a histórica marca de 10 milhões de leitores. O número foi alcançado às 07h42 desta quinta-feira, 28. A verificação é independente e auditada.
Os jornalistas e profissionais que produziam conteúdo para o portal naquela época, final dos anos 90, seguiram suas brilhantes carreiras em outras fronteiras, entre eles, Alexandre Garcia, Mônica Waldwogel, Carlos Monforte e Silio Boccanera, deixando a marca do profissionalismo independente que é mantida até hoje pelo seu fundador e editor-chefe José Seabra.
Como testemunha e colaborador nessa trajetória de sucesso, desde a fundação de Notibras, é com grande satisfação que tomei a calculadora para degustar alguns números.
Não é uma conta pequena: 10.000.000 é a população total de países como a Grécia, Suécia, Emirados Árabes, Áustria, Suíça ou Portugal.
É como se fosse distribuído um livro para que toda a população desses países fizesse a sua leitura no prazo de nove meses. Incluindo as crianças de colo e os centenários cidadãos que vivem muito bem naquelas civilizações.
Então, a cada dia, mais de 40 mil gregos, ou suecos, ou austríacos, deveriam abrir suas páginas para cumprir o desafio. Isso mesmo, mais de quarenta mil pontos de IP’s únicos acessaram Notibras diariamente, no período de janeiro a setembro de 2017.
O público está distribuído por todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, além dos cinco continentes onde internautas buscam notícias do Brasil – origem do título do portal.
Sua longa trajetória, suplantando outros veículos que nasceram depois e morreram prematuramente, é outro fato a ser estudado. E comemorado.
Muitas vezes ácido em suas verdades, crítico em suas análises, combativo em suas guerrilhas contra interesses escusos, Notibras é constantemente alvo de insatisfeitos.
Afinal, não é mesmo possível construir e manter um veículo vivo 24 horas por dia, ao longo de quase duas décadas, sem incomodar desafetos e personalidades que não produzem boas notícias, ou não dão razões para que elas existam.
Ao contrário, insistem em querer ver seus sorrisos estampados nas páginas do portal, mas pouco fazem para merecer.
Paciência. Os dez milhões de acessos por IP em 2017 – número que deverá crescer na razão de 40 mil a cada dia até 31 de dezembro – chancelam a marca de maior sucesso do Grupo Notibras de Comunicação.
Hoje é um dia definitivamente milionário. Em tempos de notícias permanentes sobre bilhões descobertos em vários paraísos, farinha pouca, nosso pirão primeiro.
Notibras também tem seus milhões. Mas, grife-se, declarados! Parte está, sim, no Exterior, é verdade, mas essa informação todo mundo sabe e os gráficos podem ser consultados.
Que nos perdoem os delatores e delatados, mas para toda a equipe de Notibras é dia de comemorar o acumulado. No fundo, concordamos em uma coisa: ser milionário dá mesmo um prazer danado de bom…
*Matéria alterada às 14h02, para acréscimo de informações.