Franquias
Brincando brincando, DF amplia negócios inovadores
Publicado
emCarolina Paiva
Quem está na chuva sai da crise sem se molhar, embora com o corpo coberto de suor, fruto de trabalho árduo. É isso o que se vê em muitos empresários – a maioria jovens – que buscam opções para driblar a crise econômica. E um dos caminhos é a franquia, como indicam os dirigentes da Escape Games, que se prepararam para ver em operação a 60 Minutos, primeira loja franqueada do grupo.
A decisão vai ao encontro a a tendência brasileira que faturou R$ 36,8 bilhões no setor de franquias no primeiro trimestre deste ano; trata-se de aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os mesmos dados, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), indicam também um crescimento de 1,3% no número de lojas franqueadas.
Os quatro sócios do 60 Minutos Escape Game optaram por essa forma de expansão de negócio após terem um retorno de nove vezes do investimento inicial. E isso se deu apenas um ano da abertura do novo e lucrativo negócio.
– Nós queremos crescer, ingressar em novos mercados e fortalecer a marca. Recebemos muitas propostas de pessoas interessadas em apostar no nosso sucesso. Por isso, o nosso primeiro passo está sendo a mudança de endereço para uma região mais central, onde devemos encontrar um novo público, explica Wagner Tomaz, um dos sócios do 60 Minutos Escape Game.
A loja em um shopping às margens do Paranoá será a unidade piloto para que os empresários iniciem o processo de franchising. “Vamos trabalhar para que essa unidade vire o protótipo perfeito para alavancarmos o projeto de franquia. Temos uma série de novidades que serão testadas para que nossos franqueados recebam um negócio preparado para crescer com sucesso. Em 2018 estaremos prontos para abrir a nossa rede”, enfatiza Wagner.
Depois de um ano em Taguatinga, Wagner e seus sócios decidiram investir cerca de 100 mil reais para levar a loja para um shopping especializado em lazer e entretenimento – no caso, o Pier 21. “Estamos crescendo. Pagaremos um aluguel duas vezes mais alto e o espaço, que antes era térreo, será de dois andares. Tudo isso para entregarmos até cinco salas de 60 minutos com uma série de novidades para os nossos clientes fiéis, e para surpreender quem ainda não nos conhece”, diz.
Para os “escapers” de carteirinha – apelido carinhoso para os clientes fiéis do 60 minutos – a imersão nas histórias das salas temáticas será ainda mais completa, com o uso de tecnologia inovadora. O grupo é pioneiro no Distrito Federal com o Escape Game. Trata-se de jogo presencial no qual é necessário desvendar uma série de enigmas para escapar de uma sala temática em um tempo cronometrado.
– Até então havia apenas uma sala de 60 minutos e outras quatro de 30 minutos. Agora só teremos salas de uma hora, ou seja, todas com o dobro do tamanho e com capacidade para até oito pessoas, afirma o diretor de operações do grupo.
O 60 Minutos Escape Game entrou no mercado em outubro de 2016, ocupando instalações do Taguatinga Shopping, onde conta com quatro salas pocket, de 30 minutos, e uma de 60 minutos. A loja prepara novidades para o último trimestre de 2017. A equipe desenha e projeta cada sala de forma única em diferentes gêneros como aventura, terror, suspense e investigativo, com diversos níveis de dificuldade, para todas as idades. Além de oferecer entretenimento, as salas são ambientes ideais para uma série de projetos educativos e corporativos, pois garantem integração e testam diversas habilidades.