R$ 1,07 bilhão
Coreia do Norte acumula divida por importação de carros
Publicado
emMarcus Castro, Edição
A Coreia do Norte acumula uma dívida bilionária que já dura mais de quatro décadas pela importação de mil modelos Volvo 144. Os veículos chegaram da Suécia ao país do líder Kim Jong-un em 1974, mas o pagamento não foi realizado. Atualmente, a dívida é calculada em U$ 330 milhões (cerca de R$ 1,07 bilhão).
Os carros estão sendo usados como táxis em cidades do interior, segundo a porta-voz do ministério sueco das Relações Exteriores, Katarina Roslund. Na capital, Pyongyang, os modelos não são encontrados tão facilmente.
De acordo com a agência de notícias norte-coreana Yonhap, a dívida corresponde a 45% de todas os débitos de outros países com a Suécia atualmente. A Volvo não ficou com o prejuízo por intervenção da agência sueca de seguros comerciais (EKN). A porta-voz do ministério sueco informou que a EKN está gerenciando a dívida e cobrando o pagamento ao país a cada seis meses.
Da série “140”, o Volvo 144, um sedã de quatro portas, foi fabricado de 1966 a 1974. Nesse período, foram produzidas 1,25 milhão de unidades. Como o modelo 144 fez sucesso à época e foi vendido em todo o mundo, é possível que a Coreia do Norte tenha adquirido peças de reposição para manter a frota nas ruas.