Curta nossa página


Estratégia

Carros da Daihatsu serão vendidos com a marca Toyota

Publicado

Autor/Imagem:


Tião Oliveira

A volta dos carros da Daihatsu ao Brasil está acertada. Contudo, seus veículos serão vendidos no País com a marca Toyota – que comprou a conterrânea no início do ano passado – e serão posicionados como modelos de entrada. Um dos cotados para o mercado brasileiro é a versão de produção do utilitário- esportivo DN Trec, revelado como protótipo no Salão de Tóquio.

Atualmente, o Etios (hatch e sedã), que é feito em Sorocaba (SP), ocupa a posição de entrada da linha Toyota no País. Com a vinda dos carros da Daihatsu, a marca ampliará a oferta de modelos no mercado nacional e entrará fortemente na briga pela liderança das vendas.

Ontem, no Salão de Tóquio, o CEO da Toyota para a América Latina, Steve St. Angelo, fez questão de dizer que gostou muito do DN Trec. Ele afirmou também que a linha só seria vendida no Brasil com a marca Toyota.

A volta dos Daihatsu ao País faz parte de uma estratégia global da Toyota para crescer no segmento de carros de baixo custo e foi iniciada na Índia, berço do Etios. Em junho, o presidente da empresa, Soichiro Okudaira disse em entrevista que a marca estrava trabalhando para voltar ao Brasil.

Antes de assumir o comando da Daihatsu, Okudaira ocupou o posto de engenheiro-chefe responsável pelo desenvolvimento do Corolla. O DN Trec utiliza a plataforma DNGA, uma variação da TNGA do híbrido Prius e do próximo Corolla.

O “D” e o “N” do início de cada sigla indicam a fabricante: Daihatsu e Toyota, respectivamente. As demais letras referem-se a New Global Archtecture, ou nova arquitetura global, em tradução livre.

Senhor em forma – Outro Daihatsu que chama bastante a atenção no Salão de Tóquio é o DN Compagno. O pequeno cupê de quatro portas tem estilo retrô e remete ao modelo original, lançado em 1963.

A marca informa que o carrinho, destinado ao mercado japonês, não é um esportivo, mas um modelo “elegante e direcionado a idosos ativos, que gostam de desfrutar de um estilo de vida individual”.

A versão de produção do DN Compagno terá duas opções de propulsão. A primeira trará motor l.0 turbo a gasolina e a outra, um conjunto híbrido que inclui um 1.2 a combustão.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.