Sanduíche bichado
McDonald’s paga indenização por Big Mac com escorpião
Publicado
emEm 28 de setembro de 2012, em Belo Horizonte, um homem comprou um combo de Big Mac com batatas fritas e refrigerante e o levou para onde trabalhava. Até aí tudo normal, a surpresa veio ao encontrar um escorpião no meio do sanduíche.
A loja da Arcos Dourados Comercial de Alimentos Ltda, uma franqueada da rede McDonalds, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais ao consumidor, e deverá devolver o valor pago pelo produto também. A sentença, dada cinco anos após o ocorrido, foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O homem não teve tempo de degustar o lanche, pois logo sentiu algo parecido com uma espinha de peixe na sua boca. Quando abriu o sanduíche, encontrou um escorpião morto em cima do hambúrguer. O consumidor voltou à loja para reclamar e o funcionário tentou convencê-lo sobre as boas condições de limpeza da cozinha. Ainda assim, o consumidor preferiu registrar um boletim de ocorrência.
A empresa tentou comprovar com os processos de preparação dos lanches passam para rigorosos procedimentos de higienização, e que a origem do animal poderia vir do lugar em que o cliente trabalhava, uma oficina mecânica, a qual oferecia condições ideais que permitiriam a presença do escorpião.
De acordo com a Justiça mineira, a ingestão do lanche contaminado gera “descontentamento, insegurança, desconforto, angústia e abalo psicológico que ultrapassam situações comuns às quais todas as pessoas estão sujeitas e conduz à obrigação de indenizar por danos morais”.
Após o recurso, a decisão foi confirmada pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O relator do recurso, o desembargador Manoel dos Reis Morais, argumentou que o fornecedor tem uma responsabilidade sobre o produto vendido, mesmo que não seja culpado pelo que ocorreu.