Candidatos do Amazonas assinam pacto para uma campanha limpa
Publicado
emUm fato inédito na política brasileira: os candidatos ao Governo do Estado do Amazonas, além dos concorrentes ao Senado, estiveram na sede do Tribunal Regional Eleitoral para assinar um acordo para realização de “campanhas limpas”.
O objetivo, segundo a presidente do TRE, Socorro Guedes, é evitar que haja agressão à ética durante o período eleitoral deste ano.
A reunião é resultado de solicitação dos advogados dos candidatos e representantes das coligações partidárias.
De acordo com Socorro Guedes, os candidatos prometeram evitar ataques pessoais e que vão contra a ética política. “O pacto reproduz o que está na legislação. A maioria dos candidatos já tem experiência em eleições e firmaram o pacto de forma fraterna”, relatou.
A partir de agora, a presidente do TRE afirmou que o órgão vai monitorar as campanhas para que sigam as instruções passadas na Cartilha da Propaganda Eleitoral – distribuída aos candidatos durante a reunião.
“Esperamos um comportamento que siga o que foi dito por cada um durante o encontro – que possam apresentar suas propostas de forma limpa para a população amazonense”, disse.
Além dos aspectos legais discutidos, sobre o que pode ser utilizado como propaganda política, Socorro contou que aconselhou os candidatos a terem cautela com outros aspectos. “Pintar muros e panfletar não são ações que vão contra a Lei. Porém, pedimos aos candidatos que evitem fazê-las para que não haja uma degradação da cidade”, afirmou.