4 a 0
Fla goleia Portuguesa e carimba passaporte para semifinal
Publicado
emO Flamengo carimbou o passaporte para a semifinal da Taça Rio com propriedade. Em jogo quente, Éverton Ribeiro, Henrique Dourado e Geuvânio (duas vezes) marcaram na goleada por 4 a 0 sobre a Portuguesa no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), pela sexta e última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. O clube agora está classificado para enfrentar o Fluminense, líder do Grupo C, com mando de campo e vantagem do empate para o rival.
Do outro lado, a Portuguesa acabou eliminada de forma precoce pelo saldo de gols (0 a 1). O clube cedeu a sua vaga no Grupo C para o Botafogo, que vai enfrentar o líder do Grupo B, o Vasco. Como já venceu a Taça Guanabara, se o Flamengo for campeão da Taça Rio leva o título carioca de forma antecipada.
A partida começou quente. Carpagiani montou o Flamengo com uma escalação mais leve, apostando em Vinícius Júnior de titular, ao lado de Éverton e Diego. Além disso, o treinador cobrou uma postura mais agressiva dos jogadores sem a bola, subindo as linhas de marcação e pressionando o adversário. Com seis minutos quase deu certo, em finalização firme de Éverton Ribeiro por cima do gol de Milton Raphael.
No primeiro lance ofensivo da Portuguesa, Philip recebeu pela esquerda e já dentro da grande área tentou o cruzamento para o meio, mas a bola bateu no braço de Rodinei. Na cobrança do pênalti, aos 15 minutos, Tiago Amaral jogou no meio do gol e Diego Alves conseguiu defender com o pé, levantando a torcida. Em seguida, gol do Flamengo. Com 17 minutos, Éverton Ribeiro recebeu de Henrique Dourado, avançou com liberdade e tocou na saída do goleiro.
Em desvantagem, a Portuguesa foi obrigada a se soltar um pouco mais. Primeiro com Tiago Amaral, em um chute forte de longa distância para boa defesa de Diego Alves. Depois, na sequência, foi a vez de Romarinho também tentar, mas ela saiu pela linha de fundo. A resposta do Flamengo veio no finalzinho, em cruzamento de Éverton para Vinícius Júnior. O jovem atacante ficou com a bola no bate-rebate, mas bateu por cima da meta.
Com apenas quatro minutos de bola rolando no segundo tempo, Phillip aproveitou uma sobra na grande área e bateu de primeira, sem deixar quicar, exigindo a defesa de Diego Alves. Na sequência, aos 14, Everton recebeu cruzamento de Vinícius Júnior e tentou testar para o meio, mas a bola tocou no braço de Adriano. Na cobrança, Henrique Dourado mostrou a sua especialidade e converteu mais uma bola na rede, o segundo do Flamengo.
O final de tarde fez o time mandante crescer de produção. O goleiro vinha fazendo boas defesas para evitar a goleada, mas, no único lance em que falhou, acabou entregando o terceiro gol. Com 40 minutos, Geuvânio avançou pela ponte direita, cortou para o meio e bateu de perna esquerda. A bola passou por baixo de Milton Raphael, que caiu atrasado, e acabou morrendo no fundo das redes. Antes do apito final, aos 46, Geuvânio marcou outro, em lindo chute de fora da área. Uma goleada previsível.