Boa ação
Alunos da Fábrica Social Itinerante recuperam cadeiras de rodas
Publicado
emQuinze cadeiras de rodas ou de banho e duas macas foram entregues ao Hospital Regional de Planaltina nesta segunda-feira (19). Recuperados por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante, os equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes da unidade de saúde.
O curso é de curta duração, com dez aulas, das quais participam 30 alunos — 20 de comunidades terapêuticas que têm parceria com o governo de Brasília, e os outros dez, da população local e da Fábrica Social.
As aulas ocorrem na própria unidade hospitalar, onde eles aprendem técnicas como as de solda, tapeçaria, regulagem, serralheria, troca de peças e desempeno de rodas.
A ideia é formar multiplicadores, segundo Virgílio Monteiro Neto, subsecretário de Integração de Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
“Nessas duas semanas, preparamos pessoas para continuar o trabalho, dar manutenção a mais cadeiras. Desse grupo, sairão monitores que estarão aptos a executar o serviço”, explicou Virgílio Neto.
A entrega desta segunda-feira é a primeira de outras que devem ocorrer até a conclusão do curso, prevista para o fim da semana.