Homens em conflito
Inglaterra manda navio de guerra para o cerco à Coreia do Norte
Publicado
emOs países ocidentais e seus principais aliados asiáticos mobilizaram as forças navais para áreas como o Mar Amarelo, para impor o embargo comercial imposto à Coréia do Norte pelo Conselho de Segurança da ONU sobre seus programas nucleares e de mísseis.
O HMS Albion, com comandos da Marinha a bordo, está navegando para águas da costa norte-coreana para impor sanções da ONU e participar de exercícios conjuntos com aliados regionais da Grã-Bretanha, informou o Independent. O Albion se juntará ao HMS Sutherland, que já foi implantado na área.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse anteriormente que outro navio de guerra, o HMS Argyll, será despachado para a região ainda este ano para uma série de exercícios conjuntos com a Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Cingapura.
Os navios de guerra irão monitorar o comércio marítimo proibido pela Coreia do Norte, que o Ocidente suspeita de fornecer uma importante fonte de financiamento para o programa nuclear e de mísseis de Pyongyang.
Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU proíbe transferências entre navios de bens destinados à capital norte-coreana Pyongyang, mas algumas embarcações quebraram as sanções.
Crise norte-coreana – As tensões em torno do programa nuclear da Coréia do Norte permaneceram altas no ano passado, em meio aos repetidos testes nucleares e de mísseis balísticos de Pyongyang, violando as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Como medida de resposta, o CSNU introduziu várias rodadas de sanções contra a Coréia do Norte a fim de impedir o desenvolvimento de seu programa nuclear.
O Conselho de Segurança da ONU apresentou suas últimas sanções econômicas contra a Coréia do Norte em dezembro de 2017, proibindo a exportação de alimentos e produtos agrícolas, máquinas, equipamentos elétricos e proibindo Pyongyang de vender ou transferir direitos de pesca e proibir o país de vender ou transferir direitos de pesca.