Vai continuar prefeito
ACM Neto troca babalorixás por astrólogo de Brasília
Publicado
emFrancisco Seabra é uma ovelha desgarrada (daquelas da lã mais branca, sem precisar de alvejante), de uma família de jornalistas. O pai, Geraldo Seabra, que dirigiu a Última Hora nos bons tempos de Samuel Wainer, dedicava-se, nas horas insones, à Astrologia. Quando largou o jornalismo, ficou conhecido como o Mago de Brasília.
Filhos, netos (e dois bisnetos), além de um irmão e sobrinhos de Geraldo Seabra, seguiram os caminhos das redações. Mas Chico Seabra, depois de olhar para os astros que brilham no Céu de Brasília, descobriu que sua veia sanguínea apontava para a ciência que decifra o futuro.
Dedicou-se, assim, à Astrologia, uma prática milenar que vem desde os velhos caldeus, passando por egípcios, chineses e europeus. Porém, astrólogo, nem por isso ele deixou de praticar algumas lições do jornalismo. Como a de que repórter escreve notícia, não é notícia.
Mas eis que, de repente, Chico Seabra – que já foi capa de revistas semanais, personagem do Globo Repórter e outras matérias – volta a ocupar espaço na mídia. E de surpresa, sustenta. Ele é parte de uma nota vazada, sabe-se lá por quem, publicada na edição deste fim de semana da revista Veja.
Depois de trocar Brasília por Natal, capital do Rio Grande do Norte, em meados do ano passado, Chico Seabra viajou no dia 14 de março à capital da República, no anonimato, para fazer o estudo astrológico de ACM Neto, prefeito de Salvador e um dos caciques do Democratas.
Ele confirma o encontro. Foi no Blue Tree, às margens do Lago Paranoá, coladinho no Palácio da Alvorada. Viajou a convite do próprio prefeito baiano. O valor da consulta ele mantém sob reserva – mas costuma girar em torno de 1 mil 500 reais.
Resumidamente – é como revela Veja – ACM Neto foi aconselhado a não disputar o Palácio de Ondina nas eleições de outubro deste ano. ‘Se for concorrer, perde’, avisou Chico Seabra a um até então incrédulo prefeito.
Após a conversa no Blue Tree, ACM Neto foi à Câmara dos Deputados, onde reuniu-se com seu correligionário Rodrigo Maia, pré-candidato à Presidência da República. Apostando na previsão de Chico Seabra, o prefeito foi curto e grosso: se dependesse dele, o deputado não teria um palanque forte em Salvador.
Um assessor de ACM Neto participou da conversa no Blue Tree. É candidato a deputado pelo DEM da Bahia. Politico gosta de estar nas páginas, principalmente em ano eleitoral. Chico Seabra sustenta que ele será eleito, seguindo os passos do seu chefe imediato, que não precisou recorrer a babalorixás.
Os astros não dizem quem vazou a consulta de ACM Neto com Chico Seabra. O astrólogo, contudo, insiste que não foi ele.