Curta nossa página


Acordo de diálogo

Coreias realizarão conversas militares no próximo dia 14

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

As duas Coreias concordaram, nesta sexta-feira, em realizar conversas militares no próximo dia 14, as primeiras deste tipo em quase quatro anos, informou o Ministério da Unificação.

As delegações dos dois países chegaram a um acordo hoje, em uma reunião de alto nível mantida na fronteira que os separa, para ter esta conversa apenas dois dias depois da data prevista para a cúpula entre Donald Trump e Kim Jong, embora a realização desta ainda não está confirmada.

A última vez que as duas Coreias, tecnicamente ainda em guerra, realizaram este tipo de reunião para aliviar as tensões regionais foi em outubro de 2014.

Além disso, os dois países também concordaram em abrir um escritório de ligação na fronteira “o mais rápido possível” e realizar uma reunião no dia 22 dos seus respectivos representantes da Cruz Vermelha para organizar um encontro das famílias separadas pela Guerra da Coreia.

A reunião de hoje buscava começar a implementar o que foi acordado entre as duas Coreias na declaração conjunta assinada no final de abril, onde concordaram estreitar a cooperação e trabalhar para a paz e a “desnuclearização total da península.

Esta aproximação recente entre as duas Coreias atravessou uma crise no mês passado, quando Pyongyang cancelou subitamente esta reunião de alto nível prevista originalmente para o dia 16 de maio e condenou as manobras conjuntas aéreas realizadas pelos EUA e Coreia do Sul.

Os contatos foram recuperados após uma reunião surpresa realizada no sábado passado entre o presidente do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.