Sábado, 16
‘Palco em Cena’ no Varjão democratiza acesso à cultura
Publicado
emNo próximo dia 16/6, a ONG Palco abrirá as comemorações dos seus 31 anos com uma programação política, criativa, empreendedora, radical e artística. O evento será realizado em parceria com coletivos do DF e entorno, que atuam em diversas áreas ligadas à Economia Criativa.
Com o objetivo de descentralizar ações culturais, que geralmente acontecem no Plano Piloto, o evento acontece no Espaço Cultural da ONG no Varjão, levando opções de lazer e reflexão para as periferias. Em parceria com o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e o Movimento Nossa Brasília, a programação será iniciada com uma roda de conversa que abordará o tema Direito à Cidade: Bem além do centro, vivências pretas e periféricas.
A Associação de Skate da Capital estará presente, fazendo o esquenta para o Dia Mundial do skate. A programação ainda contará com mini-ramp da NaBase Skate Escola, apresentações de atletas, oficina para as crianças e sessão de skate.
Como parte da programação também foram convidados a rede “Fortalecendo o Corre”, fruto de um projeto de inclusão econômica para jovens de periferia, realizado pelo Inesc. Na ocasião, serão comercializados produtos e serviços que seguem os princípios da economia criativa e solidária. Também haverá o lançamento do livro Mulher Quebrada, do coletivo ArtSam.
Incrementando a programação, o Sarau da Resistência também marca presença no sábado. Idealizado por jovens do Varjão, o projeto visa compartilhar experiências socioculturais e utiliza a dança, a música e a poesia como forma de expressão e socialização.
Neste time, tocando o melhor do ragga, reggae e rap, estão os Djs Bola, Chikin, Som de Preta, Mista Kevin e David Cesário. Nos microfones, Prethaís, Lídia Dallet, Cena do Gueto, Flow de Alcatéia, Mantendo a Identidade, Heitor Valente e Aborígine. As intervenções ficam por conta da B-girl Tauane Lyz, Tau Yná, Dyarley Viana e a Cia de Teatro Bisquetes.
Confira a programação: