Tempos difíceis
‘Garantir o emprego e a promoção é como cuidar da saúde’
Publicado
emNutrir-se daquilo que faz bem, evitar o que faz mal e procurar potencializar os pontos fracos. Os cuidados com a saúde não são tão diferentes daqueles que precisam ser tomados em relação à carreira, já que a vida profissional também requer muita atenção e dedicação. Desde o processo de formação até a atuação, estar sempre prevenido para ter um bom desempenho, alimentar-se daquilo que é preciso para o bom funcionamento dos sistemas e não deixar as “doenças” e problemas entrarem são dicas que precisam ser sempre avaliadas e seguidas com cuidado.
“Dificilmente, uma pessoa fica gravemente doente de uma hora para outra. O descaso com certos cuidados, somados a sintomas e sinais que o corpo dá, sinalizam possíveis quadros muito antes deles efetivamente se manifestarem. O mesmo acontece na carreira profissional: miopia profissional, estagnação educacional, impossibilidade de evolução, falta de crescimento hierárquico, aumento de tempo desempregado, rupturas na carreira e falta de motivação, por exemplo, indicam um cenário desfavorável e que pode ter consequências graves”, aponta o coach Bruno Cunha.
Para o especialista, a melhor maneira de evitar resultados desagradáveis ou inesperados é prevenir-se. “Assim como tomar uma vacina antes de ficar doente, o indivíduo precisa movimentar-se e evitar que o desemprego chegue até ele com ações que possam colocá-lo em posição de vantagem em relação a outros candidatos ou colegas de trabalho”, destaca.
Primeira etapa
Uma pessoa que está doente deve, antes de mais nada, ir a um médico e verificar através de testes e exames se possui um problema específico realizando um check-up. O mesmo vale para a carreira: o funcionário deve colocar na balança todos os pontos fortes, as oportunidades de melhorias e pontos fracos. Se houve um problema bastante claro – como falta de formação ou capacitação específica – deve ser por ele que começam os cuidados.
Mesmo se nada estiver errado de forma gritante, é sempre possível melhorar algo que proporcionará mais destaque ou sucesso, como vitaminas e suplementos que um médico receita para uma pessoa saudável. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender também quais são esses aspectos que precisam ser melhorados, comparando-se com pessoas que ocupam a mesma posição profissional que o indivíduo e em relação a resultados anteriores.
Segunda etapa
Quando já se sabe qual problema precisa ser tratado, fica muito mais fácil encontrar a solução. Afinal, uma análise objetiva permite uma visão bem mais abrangente e concreta da situação, uma vez que começa a sua investigação na causa daquele problema. Um funcionário não consegue estudar por falta de tempo? Ele pode fazer um curso a distância. Falta networking profissional com o mercado? Eventos, congressos e redes de relacionamentos na área estão aí para isso.
Independentemente do problema que um determinado funcionário ou candidato tem, é sempre possível encontrar uma forma de lidar com ele de maneira eficiente e produtiva. Seja a partir de uma mudança mais drástica, como a busca por um novo emprego ou mais sutil, como o pleito por uma promoção, o importante é pensar no problema que impede aquilo de se tornar verdade e encontrar uma forma de contorná-lo sem prejudicar outros aspectos.
Terceira etapa
O funcionário ou empreendedor está onde sempre quis chegar? Não pense que o processo está finalizado. Pessoas saudáveis também precisam tomar cuidados para manterem-se dessa forma, da mesma forma que um profissional bem-sucedido não pode perder aquilo que já conquistou passar por sustos e imprevistos somente porque não tomou os devidos cuidados.
Para permanecer estável, a dica é identificar o que está fazendo de certo e fazer de tudo para manter a situação dessa forma. Se o diferencial de um profissional é sua visão inovadora, por exemplo, ele não pode se deixar estagnar ou tornar-se obsoleto – atualização constante é o caminho. Se é seu trabalho intenso que o coloca à frente dos demais, ele deve estar sempre ligado a projetos importantes e que permitam que ele exponha sua dedicação de forma positiva.