Natureza em fúria
Chuvas matam 30 no Japão, em dia de forte terremoto
Publicado
emEnchentes e enxurradas atingiram uma área ampla no sudoeste do Japão neste sábado, após fortes chuvas. A imprensa local informa que as casualidades crescem em ritmo acelerado. A televisão pública do Japão, NHK, relata 38 vítimas fatais, quatro pessoas em estados grave e outros 47 desaparecidos.
Ordens de evacuação foram emitidas para mais de 360 mil pessoas em Okayama, disse a prefeitura em um comunicado. A NHK disse que a água chegou a 5 metros nas áreas mais atingidas.
O serviço de notícias Kyodo, que calcula o falecimento de 34 pessoas até o momento, disse que uma morte ocorreu em um deslizamento de terra em Hiroshima, que provocou um incêndio. A NHK disse que deslizamentos de terra fizeram mais vítimas.
Avaliar as baixas gerais é um desafio por causa do dano generalizado. A NHK repetidamente pediu aos que esperavam resgate que não perdessem a esperança.
Também neste sábado um forte terremoto atingiu o sul de Tóquio e fez alguns edifícios da cidade balançar, mas não houve relatos de mortes, ferimentos ou danos estruturais até o momento.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto de 5,9 graus teve início na noite de sábado a 30 quilômetros de Ohara, a uma profundidade de 39 quilômetros. A Agência Meteorológica do Japão mediu a magnitude do tremor em 6,0 graus
O Japão fica no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico e é bastante exposto a terremotos e erupções vulcânicas.