Tailândia
Começa operação de resgate de crianças presas em caverna
Publicado
emEquipes de socorro iniciaram neste domingo a operação de resgate dos 12 meninos presos em uma caverna no distrito de Chiang Rai desde o dia 23 de junho. As crianças têm entre 11 e 16 anos e fazem parte de um time de futebol. O treinador do grupo também está entre os a serem socorridos.
O resgate será feito por 18 mergulhadores, dos quais 13 internacionais. Eles entraram no sistema de cavernas ao amanhecer do dia. A operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.
Os 12 meninos, o treinador e suas as famílias foram informados sobre o início da operação de resgate e como ela será realizada. O primeiro grupo deve sair da caverna até à noite, no horário tailandês .
A viagem de volta deve iniciar com 4 garotos. Depois, dois grupos com três meninos vão deixar a galeria. Por último, mais dois garotos e o treinador serão levados para fora.
O governo tailandês publicou um gráfico detalhando como cada criança será resgatada. Dois mergulhadores acompanharão cada menino, que usará máscara facial enquanto são guiados pelas passagens por corda. Nos trechos estreitos, os mergulhadores soltarão o tanque de suas costas enquanto guiam o garoto.