Acolhimento
Espanha resgata 340 migrantes no Mediterrâneo
Publicado
emA Espanha resgatou mais de 340 migrantes no Mediterrâneo neste sábado, entre eles um norte-africano que tentava cruzar o mar em um pneu de caminhão, informaram as autoridades.
O Salvamento Marítimo informou que resgatou 240 pessoas em 12 botes, 10 dos quais no estreito de Gibraltar, no mar de Alborão, a parte mais ocidental do Mediterrâneo, e outro homem que flutuava em um pneu de caminhão.
Um porta-voz acrescentou que a Guarda Civil também salvou 100 migrantes no Mediterrâneo.
A Espanha está substituindo a Itália como país de chegada escolhido pelos imigrantes.
Cerca de 16.902 pessoas chegaram a Espanha neste ano, segundo cálculos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), e 294 morreram na tentativa.
No total, mais de 1.400 migrantes perderam a vida este ano no Mediterrâneo, acrescentou.
No mês passado, a Espanha aceitou receber 630 migrantes que chegaram em três navios, entre eles o “Aquarius”, de uma ONG francesa. O “Aquarius” resgatou os migrantes perto das costas líbias em 9 de junho, mas o novo governo italiano, assim como o de Malta, rejeitou recebê-los, e a Espanha aceitou ajudar.
Em 4 de julho, um barco pertencente à ONG espanhola Proactiva Open Arms atracou em Barcelona com 60 migrantes resgatados em águas líbias, depois de que a Itália se negou a recebê-los.