Curta nossa página


Entrevista/General Paulo Chagas

Brasília pode ter Lava Jato especial contra a corrupção

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque

A série de entrevistas ao vivo de Notibras foi lançada nesta quinta-feira 26 com o general Paulo Chagas, pré-candidato ao Governo do Distrito Federal. De Brasília para o mundo, ancorado na página do Facebook do portal, o programa já nasceu um sucesso de audiência. Entrevistado pelo jornalista Valdir Borges, Chagas discorreu a sua visão sobre os problemas que enfrenta o Distrito Federal e as soluções que julga importantes.

Com grande participação de internautas, o general respondeu a todos por 45 minutos. De temas como a criação de um Fies para os estudantes de Brasília aos mais espinhosos, como a Segurança e a Saúde, a entrevista contribuiu para divulgar as ideias do postulante ao Palácio do Buriti. Após transmissão ao vivo da entrevista, Paulo Chagas ainda respondeu a algumas questões à equipe de repórteres de Notibras.

Sobre o orçamento, por exemplo, ele entende que existe um spread entre o que custa a máquina do GDF e o que é gasto com ela. Na sua visão, ao auditar órgãos e empresas, como pretende fazer caso seja eleito, será identificada essa diferença. O pré-candidato sinaliza, caso seja eleito, com a criação de uma espécie de ‘Força-Tarefa’ da Lava Jato só para Brasília, para cortar a corrupção na própria carne.

Ele acredita que esteja aí uma fonte de recursos para investimentos que hoje pode estar escorrendo pelo ralo, quer pela má gestão, quer por desvios do dinheiro público, como foi descoberto agora nas administrações de Águas Claras e do Gama. Mais de 50 milhões foram desviados que deveriam atender outras prioridades. Ele avalia que o exemplo é apenas a ponta do iceberg.

Perguntado sobre alianças de seu partido político (PRP – Partido Republicano Progressista) e outras agremiações, afirmou que esse assunto, embora dependa da sua aprovação, está a cargo de sua equipe e do presidente da sigla, Adalberto Monteiro.

Paulo Chagas entende que antes de preencher cargos com milhares de comissionados é necessário verificar os bons servidores públicos disponíveis no quadro existente. Será a sua forma de enxugar a máquina. Muitas vagas que dependem de comissionados de sua confiança, poderão ser preenchidas por técnicos e especialistas comissionados, desde que tenham competência, independente de partidos políticos. Por isso a questão não o preocupa.

O quadro atual de postulantes ao Buriti está nervoso. Na opinião do general, as candidaturas definitivas que pontuam nas pesquisas até o momento, após a saída de Frejat da disputa, são a dele, a de Rodrigo Rollemberg (PSB) e a de Eliana Pedrosa (Pros). Notibras recebeu centenas de mensagens de felicitações pela iniciativa. Outras indagando sobre a “onda nacionalista” incrementada por Bolsonaro, apoiador público de Paulo Chagas, que surge no Distrito Federal com grande participação do público jovem.

“Os jovens são a oxigenação que a política precisa. Eles são mais destemidos, mais engajados nos conceitos de honestidade, mais indignados com a corrupção. Eles têm peso importante na equação da eleição e podem definir a mudança que todos desejamos”, afirmou.

Paulo Chagas ainda abordou assuntos mais leves, como seus hobbies pessoais, que são os cavalos, o jogo de pólo e as motocicletas. “Sou formado na cavalaria, é mais que um hobby, é minha profissão. Quando troco montar um cavalo por muitos que estão ali embaixo, no motor da motocicleta, a emoção, embora diferente, também é muito grande”.

Notibras Entrevista é um programa aberto não só a políticos, mas também à comunidade científica, assuntos de interesse público, personalidades, artistas e autoridades. Durante a entrevista, nos bastidores, alguém comentou a origem da saudação secular, quando há uma estreia no teatro. E todos, em coro, inclusive o general, gritaram: MERDA!*

*expressão de origem europeia (França, Século XIX, “merde”), é um desejo de boa-sorte aos artistas de teatro utilizado até hoje. As pessoas compareciam aos teatros em cavalos e carruagens, deixando o esterco na porta. Portanto, quanto mais merda, maior era o público. Até hoje é uma saudação positiva no meio. Notibras também é cultura.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.