Baixa umidade do ar faz Defesa Civil decretar estado de atenção
Publicado
emA Defesa Civil declarou nesta quarta-feira (6) estado de atenção no Distrito Federal por causa da baixa umidade relativa do ar. De acordo com a secretaria, há cinco dias consecutivos os índices ficaram entre 20% e 30%.
“A temperatura está elevada, e a umidade do ar vem baixando nos últimos dias, o que pode ocasionar problemas de saúde à população do Distrito Federal. Por isso, decidimos, estabelecer o estado de atenção, como medida preventiva”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Ribeiro
Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda decretar estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
A Defesa Civil orienta a população a consumir bastante água, procurar locais protegidos do sol, especialmente áreas arborizadas, e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, período em que a insolação e evaporação atingem seus índices máximos. Os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.