Curta nossa página


2º turno

Quem vai enfrentar Bolsonaro? Tá com cara de ser Haddad

Publicado

Autor/Imagem:
Cláudio Coletti

Faltando poucos dias para as eleições, as pesquisas eleitorais indicam que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) já dispõe dos votos suficientes que garantem sua presença no segundo turno. Seu adversário será decidido entre Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede). Mas só um milagre tiraria o petista da disputa contra o capitão-deputado.

Esses quatro candidatos disporão praticamente de apenas uma semana para tentar convencer eleitores indecisos, para que eleitores de outros candidatos corram para o seu lado, além da redução dos votos brancos e nulos. Será um período de alta dramaticidade, com a celebração dos mais variados acordos políticos, uns éticos, outros nem tanto.

O candidato que melhor souber tirar coelhos da cartola, certamente se credenciará para disputar, com Jair Bolsonaro, a Presidência da República, no segundo turno, já marcado para 28 de outubro.

Essa será uma nova eleição, que se desenvolverá em meio a um país incendiado, e totalmente radicalizado. O segundo turno será travado já se sabendo a composição das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados e no Senado.

Essa circunstância poderá contribuir para aliviar o clima político no país. E abrir caminho para que o presidente eleito, já em novembro e dezembro, se articule com o Congresso Nacional, para a votação de importantes reformas, com destaque para as mudanças na Previdência Social.

Esse hoje é o maior nó da economia nacional, levando em conta o rombo estratosférico que provoca nas contas públicas. O encaminhamento de solução neste ano seria de grande valia para o governo que se instala no dia 1° de janeiro de 2019.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.